VISTORIA » Buracos atrapalham percurso do Galo da Madrugada

Publicação: 19/02/2019 03:00

Quatro quilômetros e meio do percurso do desfile do Galo da Madrugada foram percorridos por 40 profissionais de 18 diferentes órgãos para identificar possíveis riscos aos foliões. Após os trabalhos coordenados, ontem, pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco, foi identificada a necessidade de ajustar podas de árvores, reduzir o número de fios em postes sobrecarregados e tapar buracos abertos nas vias fiscalizadas.

Além do Corpo de Bombeiros, participaram da inspeção as polícias Civil, Científica e Militar; a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe); a Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon); a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb); o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros órgãos. “Observamos os acessos às vias, a altura das fiações, a sobrecarga em postes, os pontos de recolhimento de entulhos, a montagem dos camarotes e todas as plataformas de altura (onde médicos, bombeiros e policiais trabalham durante o desfile). Tudo isso é para garantir a segurança de todos os foliões”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Erick Aprígio.

Cada órgão envolvido na fiscalização vai monitorar as vias até o dia do desfile do Galo, em 2 de março. “Ainda precisamos avaliar e acompanhar as podas de árvores e o recolhimento de entulhos e lixo no percurso. Pedimos à população que não jogue resíduos na rua, pois isso gera problemas diversos”, ressaltou Aprígio.

À Celpe, por exemplo, cabe manter o alerta em relação aos postes e fiações. Já correção de podas incorretas ficará sob responsabilidade da Emlurb. “Cada órgão saiu com metas e prazos de planejamento e execução para tudo ficar pronto até o sábado (de Zé Pereira)”, pontuou o tenente-coronel.