Festa acaba com nove feridos em Garanhuns Duas das vítimas foram encaminhadas ao Hospital da Restauração, no Recife, com traumatismo craniano

Publicação: 11/02/2019 03:00

A Praça Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, Agreste pernambucano, foi palco de selvageria. Durante a festa em comemoração à posse do deputado federal Fernando Rodolfo (PHS), cuja base eleitoral é Garanhuns, brigas generalizadas, com “chuva de garrafas de vidro”, deixaram diversos feridos, incluindo jovens com idades entre 15 e 17 anos. Ao menos nove pessoas ficaram feridas, e duas delas em estado grave, apresentando traumatismo craniano. Os feridos foram socorridos no Hospital Regional Dom Moura e os dois em estado grave foram transferidos para o Hospital da Restauração, no Recife.

De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, cerca de 20 mil pessoas estavam na Praça Mestre Dominguinhos na madrugada do sábado, quando as brigas começaram, provocando tumulto. Relato de populares que estavam no momento da confusão afirmam que os atos de vandalismo teriam começado próximo ao palco, momentos antes do final da festa. O vocalista da banda que estava no palco no início da confusão teria, inclusive, pedido para os ânimos se acalmarem. Ao término da apresentação, começou uma correria generalizada, após garrafas de vidro serem arremessadas para o alto.

Nas redes sociais, moradores de Garanhuns se mostraram indignados com o caso. Alguns disseram nunca ter visto algo parecido na cidade. Foram dezenas de garrafas jogados para alto. “Eu estava lá. Foi uma linda festa, meu Deus! Depois a praça parecia um campo de guerra. Foi horrível”, disse Quitéria da Silva Alves. O internauta Lincoln Cardoso classificou de “bandidos” os responsáveis pelo vandalismo. “Que sejam identificados pelos vídeos e sejam punidos no rigor da lei”, defendeu.

Em nota publicada no Facebook, o deputado federal afirmou que “todos os trâmites e ofícios foram rigorosamente obedecidos, inclusive o respeito ao horário pré-determinado para o fim do evento”. Ainda segundo o parlamentar, “durante o show não houve nenhum incidente e que todas aquelas imagens postadas nas redes sociais foram após o seu término”.

A Polícia Militar, em nota, ratificou que a organização do evento enviou um ofício solicitando o policiamento, o que foi atendido. “Foram empenhadas cinco guarnições para a festa. Contudo, devido ao vandalismo, os organizadores foram orientados a encerrar o evento uma hora antes do previsto, a fim de preservar a segurança de quem se encontrava lá”, diz o documento.

Durante a dispersão do público, acrescentou a polícia, dois indivíduos foram presos e conduzidos à delegacia local para as devidas providências. “Vale salientar que a prefeitura não enviou efetivo para controlar a venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro”, informou em nota da assessoria de comunicação da PM. Mais três viaturas foram deslocadas para a Praça Mestre Dominguinhos para fazer a dispersão dos vândalos.

A Polícia Civil informou não ter sido comunicada previamente sobre evento na Praça Mestre Dominguinhos, mas que estava atenta ao caso. “A população pode ajudar a polícia com informações que ajudem a identificar quem praticou atos violentos e de vandalismo entrando em contato com o Disque Denúncia do Agreste (81) 3719.4545”, disse a Polícia Civil.