SAÚDE » Incêndio paralisa quimioterapia e cirurgias no Oswaldo Cruz

Publicação: 23/02/2019 03:00

Quimioterapia, cirurgias eletivas e serviços de imagem tiveram que ser suspensos na sexta-feira, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, após incêndio registrado durante a manhã no Centro de Oncologia Infantil e Adulto. O complexo é formado por dois prédios, sendo um destinado a crianças, composto por sete andares, e outro para adultos, com três andares. Ambos têm UTI e ambulatório. Por conta do ocorrido, 35 adultos e nove crianças foram transferidos para outras alas da unidade. A previsão é que o atendimento ambulatorial e quimioterápico aos pacientes volte a ser realizado a partir de segunda-feira.

O fogo foi causado por uma sobrecarga no transformador da rede pública da Celpe que oferece energia para o hospital, e por uma consequente sobrecarga no quadro de energia da unidade de saúde. A fumaça se espalhou e os pacientes precisaram ser removidos. Muitas crianças se assustaram com o incêndio e foram para os corredores externos segurando seus soros.

O incêndio começou às 7h20 e o Corpo de Bombeiros enviou duas viaturas de combate a incêndio, duas de comando operacional, uma equipe de moto resgate e uma de autorresgate (ambulância) para o local. A situação foi controlada por volta das 8h45, sendo necessária somente a atuação de uma equipe de combate a incêndio. Não houve vítimas. Apagado o fogo, os bombeiros trabalharam na fase do rescaldo e avaliaram os danos materiais.

“A situação também foi analisada pela equipe de engenharia do hospital, pela Reitoria, o setor de segurança do trabalho, a Celpe e os Bombeiros. Foi desligado o fornecimento de gás e energia, mas nas áreas não afetadas o serviço está sendo normalizado. Não há nenhum paciente em risco”, disse Gustavo Trindade, superintendente do complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco, responsável pelo hospital.

SANGUE
O Hemope está precisando de sangue para o carnaval. A campanha “Viva o carnaval e acerte na solidariedade” visa reforçar o estoque estratégico através de um incremento de 20% nas doações. Para participar é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50kg. Para os menores de 18 anos, são necessários autorização e acompanhamento de um responsável.

No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico. Neste mês o Hemocentro Recife estará funcionando de segunda a sábado, de 7h15 as 18h30, inclusive, nos feriados do período do Momo.