Já chegam a 50 vítimas do golpe do bitcoin As pessoas lesadas investiam em moedas virtuais. O investidor Thiago Gouveia de Vasconcelos foi internado em clínica psiquiátrica com depressão e teria gasto o dinheiro em jogo

Publicação: 16/02/2019 03:00

Na tarde da sexta, a recepção da Delegacia de Repressão ao Estelionato (Depatri) estava cheia de novos denunciantes em relação ao caso das criptomoedas, supostas vítimas do empresário recifense, Thiago Gouveia de Vasconcelos, 22 anos, consultor de investimentos. Até agora, foram 50 denúncias, incluindo a inicial de grupo de médicos composto por 12 integrantes, na quinta. A maioria das vítimas é da área de medicina e teria sido convencida pelo pai do suspeito a investir em criptomoedas. As vítimas temem que todo o dinheiro investido tenha desaparecido. Uma nota, que chegou a circular nas redes sociais, aponta que o empresário é viciado em jogo e teria perdido todo o dinheiro e, por isso, estaria em uma clínica de recuperação.

O advogado do empresário, Carlos Sá, que também foi à delegacia explicou que o seu cliente está internado em uma clínica devido a uma depressão, mas logo que tiver condições explicará o que aconteceu com o dinheiro dos clientes. “Fui procurado pela família do Thiago, ontem (quinta). Eles me relataram que havia rumores nas mídias sociais de que ele teria fugido com o dinheiro de investidores. Então, me dirigi até aqui, falei com o delegado Rômulo Aires, responsável pelas investigações, e, de antemão, coloquei Thiago à disposição desta delegacia, inclusive independentemente de intimação, bastando para tanto uma simples ligação para o meu celular”, disse o advogado.

Ainda segundo a defesa, Thiago não pôde comparecer porque está internado, tratando de uma depressão. “A depressão evoluiu e o psiquiatra entendeu que havia necessidade de internação, há poucos dias. O que posso dizer e reafirmar é que não se trata de um golpe. Thiago é corretor credenciado a trabalhar com estas moedas virtuais. Segundo familiares, na semana que vem, entre terça ou quarta-feira, ele deve estar apto a ter discernimento suficiente para conversar comigo e me explicar toda a situação. Assim que tiver alta médica eu me comprometo a trazê-lo aqui. Ele não fugiu, isto é fato. Então, assim que readquirir sua autonomia, prestará todos os esclarecimentos”, afirmou o advogado Carlos Sá.

Uma médica ouvida pelo Diario na sexta-feira disse que a quantidade de pessoas lesadas pelo possível golpe é muito maior do que a divulgada pela Polícia Civil de Pernambuco. Apenas em grupos de redes sociais que reúnem pessoas que se dizem vítimas do empresário, há mais de 180 membros. Questionado se quantidade de vítimas poderia chegar a 200, o delegado responsável pelas investigações e titular do Depatri, Rômulo Aires, afirmou que, por enquanto, seria especulação mencionar um quantitativo enquanto a investigação ainda está em curso.

O Diario conversou com doze pessoas que afirmam ser vítimas do empresário, sendo oito pernambucanos e dois paraibanos. Desses, sete eram médicos, dois administradores, dois autônomos e um engenheiro. Os valores investidos por eles variam entre R$ 50 mil e R$ 600 mil. O delegado Rômulo Aires, responsável pelas investigações, acredita que, no máximo em 15 dias, Thiago deverá ser ouvido. A partir da próxima segunda, começa a audição das testemunhas. “Vamos fazer um mutirão para fazer as ouvidas”, revelou.