CASA FORTE » Parceria revitaliza o Largo do Holandês

Publicação: 11/02/2019 03:00

Casa Forte ganhou uma nova área de convivência. Em um lugar que antes servia para descarte irregular de lixo, a parceria entre o poder público e a população resultou em um espaço arborizado, com bancos e placa contando a memória do lugar. Trata-se do Largo do Holandês, uma via utilizada em 1645 pelos holandeses como rota de ataques durante a Batalha de Casa Forte.

Para resgatar o largo, integrantes da prefeitura e moradores da região participaram de uma roda de conversas sobre como requalificar a área. O lugar é um encontro entre as ruas Samuel Lins, uma continuação da Rua da Harmonia, com a Flor de Santana. “Entendemos que não bastava só reclamar, mas precisávamos arregaçar as mangas para alcançar nosso desejo. Aqui era um grande lixão, a prefeitura limpava e, na sequência, jogavam mais lixo. Então era necessário nos apropriarmos do local”, disse a designer Gisela Abade, integrante do Grupo Casa Forte Mais Segura.

A placa contando um pouco da história do Largo do Holandês foi uma iniciativa dos moradores. Ao município coube a recuperação dos passeios, a construção do púlpito e os mobiliários, além da limpeza e da iluminação.

De acordo com o secretário executivo de Inovação Urbana, Túlio Ponzi, o projeto tem baixíssimo custo, mas tem um efeito simbólico elevado. “Nessa iniciativa, a gente sinaliza para os moradores de todos os outros bairros e mostra que eles podem fazer o mesmo. Se fosse o poder público sozinho fazendo isso, seria uma requalificação simples do espaço, mas quando se junta aos moradores, a gente vai além e ressignifica a área”, destacou.