Escolas recebem humanoides de ponta Novos robôs, que estão entre os mais avançados da atualidade, serão utilizados em aulas de diferentes disciplinas na rede pública de ensino do Recife

Publicação: 14/03/2019 09:00

A capital mais antiga do Brasil, que tem marcos como a primeira sinagoga das Américas e a primeira ponte de grande porte do país, acrescentou mais um pioneirismo à sua lista, um dia depois de completar 482 anos. Ontem, a cidade se tornou a primeira da América Latina a receber a nova geração do robô NAO, uma máquina humanoide fabricada pela francesa Aldebaran Robotics e considerada um dos mais avançados robôs da atualidade. Os dispositivos chegaram à rede municipal de ensino no dia do lançamento do terceiro laboratório de ciência e tecnologia do projeto Escola do Futuro, na Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, no bairro da Várzea.

No novo laboratório, os cerca de 900 estudantes da unidade de ensino vão ter acesso a modernos equipamentos para praticar o que aprenderam em sala de aula. Professores de todas as disciplinas – incluindo educação física e artes – poderão reservar horários para realizar as atividades. Impressora 3D, kits de robótica, microscópios, tablets, câmeras fotográficas e de filmagem, vidraria e substâncias químicas reagentes estarão à disposição de educadores e alunos. Além da Rodolfo Aureliano, as escolas Pedro Augusto – na Boa Vista, com cerca de 400 estudantes, e Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha, com 800 alunos, contam com espaços semelhantes.

Os laboratórios são formados por quatro quadrantes: ciência básica, instrumentação científica, robótica e programação e espaço maker. “É um espaço completo não apenas para as aulas de química e biologia, mas com capacidade de atender para matemática, física, tecnologia, inovação, robótica. O espaço maker permite produzir peças que tenham usabilidade no dia a dia da escola, em casa, na rua, na cidade. O laboratório transforma a escola em um local mais atrativo”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

O núcleo conta ainda com parceria com as universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Católica de Pernambuco (Unicap), além do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). “Isso permite um intercâmbio enriquecedor para os estudantes”, frisou Geraldo Julio.  

“A primeira programação da Rádio Recreio já está no ar. Além disso, entregamos os robôs humanoides mais sofisticados em termos de tecnologia. Nenhuma rede pública ou privada da América Latina tem esse equipamento”, afirmou o secretário. O total do investimento é de R$ 1,4 milhão.

Os estudantes conferiram no pátio da escola a desenvoltura do NAO. Ficaram encantados com a capacidade do robô de dançar, andar e falar. Ao todo, a rede recebeu 10 novos robôs. Ex-aluno da rede municipal e atual monitor no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec) do Recife, Silvestre Morais, 17, conhecia versões antigas do NAO e, agora, vai ajudar os estudantes a conhecerem o novo robô. “A robótica foi fundamental na minha trajetória. Hoje ajudo outros alunos em competições”, disse o estudante, que viajou para o Japão com a equipe e pretende cursar ciência da computação.

O NAO faz parte do Programa Robótica na Escola, implantado em 2014. Alunos da rede municipal já foram campeões, em 2015, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). No ano seguinte, conquistaram o oitavo lugar mundial, entre equipes de 24 países, no campeonato internacional Robocup, realizado na Alemanha. Em 2017, a equipe ficou na mesma posição, na edição de Nagoya, no Japão.

Exceção
A presença de laboratórios de ciências nas escolas brasileiras ainda é rara. Dados do Censo Escolar 2017 mostram que apenas 10% das unidades de ensino do país – considerando as redes municipais, estaduais, federal e privada – contam com esse espaço de aprendizagem. Em Pernambuco, a taxa é de 9% (781 escolas públicas e privadas com laboratório de ciências). No Recife, o índice sobe para 18%.