INVESTIGAÇÃO » Polícia reabre Caso Betinho

Publicação: 14/03/2019 09:00

A Polícia Civil vai retomar as investigações a respeito do assassinato do professor José Bernardino da Silva Filho, o Betinho, de 49 anos. O homicídio aconteceu em maio de 2015, no Edifício Módulo, bairro da Boa Vista, onde a vítima residia. A reabertura do caso aconteceu por determinação da Segunda Vara do Tribunal do Júri da Capital e o caso ficará a cargo do delegado Roberto Lobo, da 2ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que só se pronunciará a respeito ao final das investigações.

Na época do homicídio, a Polícia Civil apontou dois estudantes do Colégio Agnes, escola particular em que Betinho trabalhava, como autores do homicídio. Em fevereiro deste ano, a 2ª Vara do Tribunal do Júri do Recife absolveu um dos jovens acusados de envolvimento na morte, Ademário Gomes da Silva Dantas, com 19 anos de idade na época. De acordo com a sentença, não havia provas para condená-lo. Foi, então, acatado o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), de 30 de janeiro de 2018, que solicitou a absolvição sumária de Ademário.

A sentença foi proferida no dia 31 de janeiro de 2019 pelo juiz Jorge Luiz dos Santos Henriques.  Em sua decisão, o magistrado determinou que a cópia das perícias fossem remetidas para a Central de Inquéritos da Secretaria de Defesa Social com o objetivo de apurar “eventual crime de falsa perícia”, de acordo com trecho da decisão judicial. Com a absolvição, o TJPE determinou que fossem realizadas novas investigações. Outro possível envolvido na crime, um adolescente de 17 anos, também foi inocentado em um processo corrido em segredo de Justiça já que ele era menor de idade.