MULHER » Secretária destaca metas para 2019

Publicação: 19/03/2019 09:00

Para prestar contas de 2018, apresentar planos para 2019 e assinar convênios em áreas como saúde, agricultura e segurança, a Secretaria Estadual da Mulher promoverá um evento na quinta-feira, às 14h30, no Teatro Guararapes. O encontro terá participação do governador Paulo Câmara e diversos representantes dos três poderes e sociedade civil, além de atrações culturais. A expectativa é reunir cerca de 2,5 mil pessoas.

À frente da pasta, Sílvia Cordeiro é uma das quatro secretárias a continuar na gestão do governador Paulo Câmara após sua reeleição. Para 2019, ela cita como principais desafios a continuação do Pacto pelo Emprego e a construção de um plano específico para a mulher metropolitana, notadamente as empregadas domésticas, catadoras e profissionais da beleza. Destaca ainda o apoio à sexta Marcha das Margaridas, em Brasília, e a realização do Seminário Internacional sobre Mulheres focando a América e a República. “O evento acontecerá em dois momentos, em julho e novembro”, adianta.

Sílvia comanda uma secretaria que agrega 185 organismos municipais de políticas públicas para as mulheres e 80 conselhos municipais de direitos das mulheres. Segundo ela, a pasta aposta em pilares como conhecimento, segurança e empregabilidade, a exemplo do programa Chapéu de Palha para Mulheres, realizado com o apoio do Senai e Sistema S. “Nossa pretensão é que as mulheres tenham inserção real no mercado. Há mulheres, por exemplo, que estão fabricando estofados para carros de uma montadora. É para esta ambientação que queremos trazê-las. Buscamos sempre fazer, ainda, um trabalho de formação sociopolítica”, explicou, durante visita ao Diario de Pernambuco.

“A escassez de recursos não é necessariamente um problema, pois não é o que determina a facilidade do fazer, mas sim o planejamento e a boa vontade. Nesta gestão, Pernambuco chegou a investir R$ 31 milhões, enquanto o governo federal investiu R$ 100 milhões, o que faz com que tenhamos investido mais, proporcionalmente”, afirma.

Sobre a relação com a ministra da Educação, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, Sílvia afirma que é “institucional” e que já pediu, há um mês, o agendamento de uma reunião. “Eu a respeito. Nosso embate, caso haja, será apenas no âmbito das políticas públicas e não vamos fazer concessões ideológicas. Continuaremos com nossos estudos de gênero, prêmios para mulheres, lésbicas, idosas etc. Tenho certeza, entretanto, que teremos pautas em comum, como o enfrentamento à violência e cuidados com crianças com doenças raras.”

“É um prazer ser apresentado a projetos tão importantes porque, apesar dos avanços que as mulheres tiveram nos últimos tempos, ainda há muito o que ser feito e acho que o governo do estado está com uma política que pode ajudar nisso. É uma alegria receber informações sobre o que tem sido feito”, destacou o presidente do Diario, Alexandre Rands, que recebeu a secretária.