MÊS DA MULHER » Tereza Costa Rêgo homenageada

Publicação: 14/03/2019 09:00

A Prefeitura do Recife lançou uma agenda alusiva ao Dia Internacional da Mulher que homenageia a artista plástica pernambucana Tereza Costa Rêgo, 89 anos. O material perpassa diversas épocas da vida da pintora, cuja obra tem o corpo da mulher  como espaço de empoderamento e coragem, entre os principais elementos.

A publicação, que traz na capa um desenho da ilustradora Dani Acioli, está sendo distribuída na sede da Secretaria da Mulher, que fica no prédio da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. Anualmente, a Secretaria homenageia nomes simbólicos em sua agenda anual. “A celebração ao legado de Tereza reforça seu exemplo de coragem, perseverança e luta por um mundo mais igual para as mulheres. Estamos muito felizes com isso”, disse a secretária da Mulher, Cida Pedrosa.

Representando sua mãe no evento, a jornalista Tereza Rozowykwiat destacou que a homenagem é merecida. “Ela dedicou a vida toda a quebrar parâmetros e regras e isso fez que com que se tornasse uma mulher representante dessa luta, iniciada por ela há muitos anos”, afirmou.

Para o prefeito Geraldo Julio, Tereza é um exemplo de inspiração para muitas mulheres. “Além disso, a agenda coloca na pauta do ano todo o combate ao machismo e à violência contra as mulheres”, afirmou.

Tendo ingressado na Escola de Belas Artes com apenas 15 anos, Tereza foi, ainda na juventude, contemplada com três prêmios do Museu do Estado e outro da Sociedade de Arte Moderna. Em 1962, realizou a primeira grande exposição na Editora Nacional.

Vítima de perseguição no Brasil e exilada no exterior durante a ditadura militar, juntamente com o companheiro Diógenes Arruda Câmara, dirigente do Partido Comunista, a artista retornou ao país em 1979. No mesmo ano ela perdeu Diógenes, vítima de um infarto e, em meio ao luto, começou a retomar sua carreira na casa/atelier no Sítio Histórico de Olinda.