Festa para o santo dos romeiros Com processo de canonização em andamento no Vaticano, Frei Damião foi celebrado por 20 mil pessoas em missas realizadas ontem no bairro do Pina

Publicação: 27/05/2019 03:00

Iniciada na última quinta-feira, a 21ª Festa de Frei Damião, promovida pela Ordem dos Capuchinhos, foi encerrada ontem, com missa no Convento de São Félix de Cantalice, no Pina, Zona Sul do Recife. Cerca de 50 mil romeiros participaram das celebrações, sendo 20 mil apenas nas missas de ontem, realizadas às 6h, 10h, 14h30 e 17h. Ainda haverá uma missa especial na sexta-feira, dia da morte do sacerdote. No encerramento, o evento também teve apresentações culturais de bacamarteiros da cidade de Bonito, Mazurca de Boas Novas, de Bezerros, Walkyria Mendes, Ceiça Moreno, Cirlene Menezes e Dudu do Acordeon.

A administradora Fátima Santos, 57 anos, é devota de Frei Damião e frequenta a festa há cinco anos. “Venho para agradecer. Tenho fé nele e admiro seu exemplo de vida, de obediência. Era um homem de muitas virtudes”, afirmou. A dona de casa Sônia Maria Alves, 67 anos, saiu de Delmiro Gouveia, em Alagoas, para participar das celebrações. “Já consegui muitas graças por causa dele, então, sempre que posso, venho agradecer. A última vez tinha sido há três anos. Desta vez, estou no Recife participando há oito dias”, disse.

Desde a morte de Frei Damião, a Ordem dos Capuchinhos promove festas em sua memória, sendo a primeira realizada em maio de 1998. A comemoração vem crescendo em número de seguidores e atraindo a atenção de religiosos de várias partes do país. Em especial do Nordeste, onde o frade pregou as Santas Missões, principalmente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará.

VATICANO
Nascido em Bozzano, na Itália, em 1898, Frei Damião desembarcou no Recife em 1931. Não sabia falar português. Aprendeu entre celebrações na capital e viagens ao interior, como uma ao município de Gravatá, no Agreste, onde celebrou a sua primeira missa em terras pernambucanas, em 1931. A partir daí, o capuchinho abraçou as missões, percorrendo os estados nordestinos durante 66 anos. Considerado santo pelos romeiros, Frei Damião está com o processo de beatificação e canonização em andamento no Vaticano. No mês passado, a Santa Sé, por meio de decreto do papa Francisco, reconheceu o frade como venerável.

O processo de canonização, no entanto, é demorado e inclui cuidadosa documentação. No Recife, o capuchinho frei Jociel Gomes é o responsável pelo encaminhamento dos documentos e relatórios referente à causa junto ao Vaticano. Após nove anos de trabalho reunindo e organizando dados, testemunhos e documentos, frei Jociel enviou a documentação do processo para o Vaticano em 28 de junho de 2012 com a autorização do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Somente agora, quase sete anos depois, chegam as notícias sobre o título de venerável.

Para declarar uma pessoa santa, após a declaração de venerável, a Igreja precisa comprovar o  primeiro milagre para beatificação.  Se o Vaticano reconhecer um segundo milagre, o papa nomeia-o santo. É a canonização, que atribui ao novo santo um dia de festa (normalmente na data de sua morte, que é quando nasce para a vida no céu), permitindo que igrejas sejam nomeadas em sua honra.