Rádio Clube comemora 100 anos Show de comemoração do centenário da emissora contou com as mais autênticas bandas do brega

Publicação: 18/05/2019 03:00

Icônica, musical e representativa, a Rádio Clube de Pernambuco, a primeira emissora de radiodifusão do Brasil, completou no último dia 6 de abril, cem anos de comunicação e contribuição para a sociedade pernambucana. Para celebrar a data, a Clube realizou na sexta-feira, na sede do Clube das Pás, localizada no bairro de Campo Grande, um show em comemoração ao centenário da estação de rádio. Entre as atrações, as bandas Amigas do Brega, Raízes do Brega, Camelô, Conde Só Brega, Condinho e a Orquestra das Pás.

Criada em 1919 por um grupo de amadores da Telegrafia Sem Fio (TSF), a Rádio Clube iniciou sua história no mundo da comunicação em forma de hobby, com atividades realizadas por aparelhos construídos pelos próprios pernambucanos, sob a liderança de Augusto Joaquim Pereira, tornando-se a precursora do rádio como veículo de comunicação no Brasil. Destaque pela grade diversificada, abrangendo programas dos mais variados segmentos como religião, bem-estar, gastronomia, humor e por transmissões esportivas e jornalísticas, a emissora se tornou um dos principais veículos do estado de Pernambuco, atuando nas frequências AM e FM, com um time de locutores como Gaby Pontes, Silvana Batalha, Sílvio Ramos, Marcelo Carvalho, Padre Damião Silva, Luciano Max, Tony Vilarim e ainda padre Marcelo Rossi e Mução. Atualmente com um quadro de quase 40 integrantes, a Clube pertence ao Grupo R2, sob a direção dos irmãos Maurício e Alexandre Rands e tem como diretor-geral o ex-locutor brasiliense, Léo Gangana.

À frente da emissora há treze anos, o diretor afirmou que o centenário da Clube é mais que uma simples comemoração, pois a data marca diversas décadas de informação e entretenimento na capital pernambucana. “A Rádio Clube de Pernambuco é um patrimônio do estado. É uma emissora que fez e continua fazendo parte da vida dos pernambucanos. Além de ser a primeira emissora de rádio no Brasil. Sem dúvidas, é uma alegria imensa estar na direção deste veículo, mas sabendo que nossa responsabilidade também é grande, pois nossos ouvintes esperam uma programação de qualidade e que seja sempre inovadora”, disse Léo Gangana.

Para Maurício Rands, vice-presidente do Grupo R2, a emissora é orgulho e patrimônio de Pernambuco. “É uma honra comemorar cem anos da Rádio Clube junto dos pernambucanos, aqui no Clube das Pás. Eu definiria esse momento como a celebração da resistência da comunicação e parte da história do povo de Pernambuco. Mesmo com todas as mudanças dos ciclos econômicos, a Clube permanece viva e ativa como o Canhão do Nordeste”, afirmou.