Atraso de obra complica trânsito em corredor Para escapar de engarrafamento na Avenid Cruz Cabugá, motoristas usam a Agamenon Magalhães

Tânia Passos
tania.passos@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 26/06/2019 03:00

Duas importantes vias que compõem o Corredor Norte/Sul passam por intervenções. A Avenida Cruz Cabugá, porta de entrada do BRT no Recife pelo corredor, teve as obras iniciadas em janeiro com previsão de conclusão em março, mas devido às chuvas elas se estenderam e ainda há trechos sendo finalizados nas vias transversais. Já as obras na PE-15 iniciaram em maio e com isso o cronograma das duas vias acabou coincidindo, deixando o trânsito complicado nos horários de pico. Muitos motoristas usam rotas alternativas pela Avenida Agamenon Magalhães, mas os ônibus seguem pelo corredor por causa das paradas e do trajeto das linhas incluindo o BRT.

De acordo com a Compesa, a instalação de 1.500 metros de tubulação de água na Avenida Cruz Cabugá foi finalizada. Agora estão sendo feitas as obras de pavimento ao longo da via pela Prefeitura do Recife. O trecho que estava mais congestionado nas imediações do Shopping Tacaruna está com asfalto concluído, faltando apenas a sinalização e o ordenamento do gelo baiano que separa as faixas de sentidos contrários. Em outros pontos da via, o pavimento foi feito no sentido cidade e ainda em obras no sentido subúrbio. A previsão da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) é de concluir o pavimento da Cabugá até o fim de julho.

Saindo da Avenida Cruz Cabugá sentido Olinda, as obras na rodovia PE-15 ainda são lentas, mas a previsão é que sejam concluídas em julho. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura já foram executados 40% da obra. “No mês de férias nós vamos intensificar os turnos de trabalho por causa da redução do fluxo na rodovia”, explicou a secretária da pasta, Fernandha Batista. Parte do pavimento nas imediações do viaduto sobre a rotatória da Avenida Presidente Kennedy, no sentido Olinda, está concluído. Outro trecho em obras se encontra nas imediações do supermercado Atacadão, também no sentido Olinda. Nas imediações do Terminal da PE-15 as condições do asfalto revelam a precariedade da manutenção periódica da via.

No sentido Recife, o pavimento da rodovia ainda não está sendo recuperado. Mas é possível encontrar equipes de limpeza fazendo a capinação nos dois sentidos da via e no corredor central. O corredor exclusivo dos ônibus é onde se encontram as maiores crateras prejudicando a velocidade e aumentando o intervalo das viagens. Os buracos também favorecem a quebra dos coletivos. A equipe do Diario encontrou um BRT quebrado na estação Presidente Kennedy. “Tive que descer em outra estação e pegar outro BRT para retornar porque o ônibus quebrado não permite que outros parem na estação no sentido Recife”, explicou José Hamilton Reis, 47 anos, operador de máquinas.

A recuperação do pavimento da PE-15 vai se estender ao longo da via, que tem 11,7 quilômetros de extensão. Além do pavimento, a Secretaria de Infraestrutura está fazendo a capinação e ainda terá a sinalização. Dentro do projeto Caminhos de Pernambuco estão sendo investidos R$ 2 milhões na PE-15.