ÔNIBUS » Pedestres são as principais vítimas

Publicação: 26/06/2019 03:00

Os pedestres, e não os passageiros ou motoristas, são as principais vítimas dos acidentes envolvendo ônibus. É o que mostra o Relatório do Seguro DPVAT-2018 publicado nesta semana. Em Pernambuco, das 308 vítimas de acidentes com ônibus, micro-ônibus e vans, 161 eram pedestres, 127 passageiros, 19 motoristas e um não identificado. Entre as vítimas, 60 morreram e 195 ficaram com algum tipo de sequela.

No Recife, os números seguem a mesma tendência, com 71 pedestres e 46 passageiros sendo vítimas de acidentes com ônibus. A maioria delas, segundo o relatório, são da faixa etária entre 35 e 64 anos e os acidentes registrados aconteceram tanto dentro da cidade como nas estradas.

O coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, destaca a responsabilidade dos motoristas de ônibus no trânsito. Para ele, o acúmulo de funções dada ao condutor, que também faz cobrança, deve ser fiscalizado junto às empresas. E o excesso de jornada é um perigo. “É importante entender que, pelo porte do veículo que conduzem, os motoristas precisam estar atentos às pessoas que circulam a pé nas rodovias e preservar a vida dos passageiros. É necessário estimular os condutores de ônibus, que é um veículo pesado, a cuidar dos veículos menores e, naturalmente, dos pedestres também”, afirmou.

Rodolfo Rizzotto ressalta que, por fazerem parte do trânsito, os pedestres também devem estar atentos aos cuidados para evitar acidentes. De acordo com ele, o uso do celular, a falta de atenção ao semáforo e o hábito de atravessar as ruas fora da faixa de pedestre contribuem para a negligência durante o deslocamento a pé. Em 2018,foram pagas 5.748 indenizações por ocorrências envolvendo ônibus, micro-ônibus e vans no país.