Corrida pela vacina contra o sarampo Tríplice começou a faltar em alguns postos de saúde, mas municípios estão buscando reposição dos estoques

Diogo Cavalcante
diogo.couto@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/08/2019 03:00

Diante da confirmação de cinco casos de sarampo em Pernambuco, é grande a procura pela vacina contra a doença na Região Metropolitana do Recife. A demanda tem sido tão grande que algumas unidades de saúde de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista chegaram a ficar sem a tríplice viral. O material vem sendo prontamente reposto, segundo as prefeituras.

A reportagem do Diario de Pernambuco esteve em sete postos entre a quinta-feira (22) e sexta (23). Em Jaboatão, na quinta-feira, quem ia à Unidade de Saúde da Família (USF) Guararapes não encontrava a vacina. Em conversa com uma funcionária do local, ela explicou que o estoque da unidade esgotou no dia anterior por causa da procura intensiva.

Em Olinda, foram encontrados três locais que não tinham o material: as USFs dos Bultrins, na quinta-feira; e de Ouro Preto e da Vila Popular, na sexta-feira. A professora de educação infantil Janaína Souza, 38 anos, desistiu de frequentar o posto dos Bultrins: “Ora falta vacina, ora falta material”. Mãe de duas meninas, Janaína só vai agora à unidade de Rio Doce. “Nunca tive problema lá até o momento”, destaca.

Ir ao posto de Ouro Preto era sinônimo de tempo perdido, como dizia a autônoma Renata Souza Gomes, 34. “Eu só venho aqui em último caso, porque nunca tem nada. Agora vou lá no posto do Carmo”, reclamou. Ela estava atrás de uma dose para seu filho, Vitor Gabriel, de 4 anos. Mas quem chegava lá já recebia uma resposta negativa.

Na USF da Vila Popular faltou vacina na quinta-feira. Em conversa com funcionários, a reportagem soube que foi solicitado material, mas só chegou metade da quantidade pedida. Assim, só foi possível imunizar crianças na sexta-feira. Os adultos terão que esperar até a segunda-feira (26). Outros pontos visitados que também estiveram sem a tríplice viral foram a USF de Vila Manchete e a Policlínica de Ouro Preto - ambas reabastecidas na sexta-feira. Em Paulista, a prefeitura admite, em nota, que o estoque de vacina chegou a esgotar, “mas chegaram mais duas mil doses e já estão sendo distribuídas nessas unidades”.

Demanda
No Recife, até o momento, não houve ocorrências expressivas de falta de vacina. Tanto na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, quanto na USF Santo Amaro, a movimentação era grande, mas quem ia lá conseguia atendimento. Moradora de Santo Amaro, a dona de casa Fabiana Teixeira da Silva, 30, resolveu se precaver, apesar de já ter recebido as doses recomendadas da tríplice viral, quando criança. “Vim aqui para reforçar. As pessoas tem que ter força de vontade para irem aos postos, essa doença mata”, contou.