REGIONAL » Letreiro é novo xodó da Zona Sul

Publicação: 22/08/2019 03:00

Um novo elemento surgiu na paisagem recifense na noite de ontem. A Pracinha de Boa Viagem ganhou, literalmente, um novo xodó. Um letreiro de 9,7 metros de comprimento por 2m de altura, com a palavra típica do Nordeste, é o terceiro do gênero no Recife. Produzido em chapa de aço galvanizado, traz também uma novidade: um espaço onde visitantes e os moradores da cidade podem eternizar o afeto prendendo cadeados, remetendo a uma tradição que ganhou fama na Pont des Arts, em Paris.

O letreiro tem pintura automotiva, resistente à chuva e ao sol. A escolha do termo “xodó” não foi à toa. É uma continuidade à ação da prefeitura de instalar letreiros com referência às palavras utilizadas pelos moradores. “O objetivo desse terceiro letreiro foi colocá-lo numa praça requalificada recentemente pela prefeitura e que tem muita visitação turística. Ele vem como complemento aos outros atrativos que existem aqui, como a pracinha”, explicou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça.

Segundo ela, a ideia de criar espaços para colocação de cadeados foi uma forma de conectar a população com o letreiro. “Estamos criando uma tradição de usar nosso vocabulário. É uma forma de as pessoas se aproximarem da praça”, disse. O evento de inauguração teve show da cantora Gerlane Lops.

O Recife já possui outros dois letreiros. Um deles, com o nome da cidade, instalado no Marco Zero, no Bairro do Recife. O outro está instalado no 2º Jardim de Boa Viagem, com a palavra “Oxe”. Um quarto letreiro será instalado, em dezembro, na Zona Norte.