Ruas do Derby terão 230 vagas de Zona Azul Estacionamento passará a ser pago, com cinco horas de permanência, a partir da segunda-feira

Publicação: 22/08/2019 03:00

O bairro do Derby, na área central do Recife, terá 230 vagas de Zona Azul implantadas pela Autarquia de Transporte e Trânsito Urbano do Recife (CTTU). A cobrança está prevista para começar na próxima segunda-feira. Cada espaço permitirá tempo máximo de permanência de cinco horas. As vagas serão distribuídas nas duas vias da Praça do Derby, que vão da via local da Avenida Agamenon Magalhães até a Rua Jener de Souza. As ruas Barão de Goiana, Baixa Verde e Feliciano Gomes também serão contempladas.

A CTTU informou que 5% das vagas serão destinadas a idosos e 2% a pessoas com deficiência, atendendo exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A cobrança será feita pelo aplicativo de celular ou cartão digital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Para regulamentar a implantação da Zona Azul no bairro, a prefeitura colocará sinalização horizontal e vertical nas vias.

A autarquia optou por cinco e não duas horas porque nas vias do entorno da Praça do Derby há uma concentração de consultórios, clínicas médicas, restaurantes e bancos. O tempo de permanência é maior para quem trabalha no entorno ou precisa esperar enquanto aguarda atendimento nas unidades de saúde.

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a chegada da Zona Azul contribuirá para a melhoria da mobilidade na área, onde há grande procura de estacionamentos. “É importante destacar espaços para vagas de Zona Azul no entorno da Praça do Derby porque é uma área de grande movimentação comercial e de interesse público. A CTTU tem implantado os estacionamentos rotativos para que os cidadãos possam realizar suas atividades, deixando os carros em locais adequados sem comprometer a segurança viária do cidadão”, ressaltou.

Atualmente, o Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23 mais cinco pontos na Carteira de Habilitação) e o veículo está passível de remoção ao depósito.  

Ponte do Janga
A Prefeitura de Paulista anunciou que concluirá as obras da Ponte do Janga em 90 dias. O serviço foi retomado ontem, quase dois meses após o Executivo se reunir com a construtora responsável para delimitar novos prazos. A demora, segundo o município, aconteceu pela necessidade de reavaliar preços do material e por causa das chuvas. Após a conclusão da obra, será posta mais uma camada de asfalto na pista e instalada sinalizações horizontais e verticais para o tráfego de veículos e pedestres.