SÃO LOURENÇO DA MATA » Escola municipal recebe certificado da Rede PEA-Unesco

Publicação: 14/09/2019 03:00

A Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes de São Lourenço da Mata recebeu na última quarta-feira, o certificado da Rede PEA-Unesco, ou Programa de Escolas Associadas – uma rede internacional de escolas, que trabalha pela ideia da cultura e da paz. Apesar da certificação da unidade de ensino ter sido em 2018, a entrega oficial, tanto do certificado como da placa, foi feita durante o Encontro Nacional da Rede PEA, que ocorreu de 11 a 13 de setembro, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

O secretário de Comunicação Social, Victor Moraes, representou o prefeito Bruno Pereira no evento e comentou que a unidade escolar é um orgulho para o município.  “A gestão municipal vem investindo e apoiando projetos importantes para criação de um modelo educacional de referência nacional. E hoje, neste evento da Rede PEA-Unesco, no qual uma de nossas escolas foi reconhecida, nós que fazemos a Rede Municipal de São Lourenço da Mata não poderíamos deixar de prestigiar nossa equipe”, frisou o secretário.

De acordo com a gestora da Escola Ermírio de Morares, Genelúcia Nunes, a unidade escolar foi convidada para se apresentar no Encontro Nacional com um vídeo. “Após a certificação no ano passado, tivemos que enviar relatórios, um em março e outro em novembro. Com este último, fomos convidados para nos apresentar no encontro nacional e mostrarmos nossos 19 projetos socioeducacionais. Durante abertura recebemos oficialmente o certificado e a placa, e o resultado foi ótimo, já que todos disseram que sentiram vida na nossa escola e isso é muito gratificante para nós que fazemos parte da gestão dessa escola”, disse a gestora.

Já para a coordenadora Regional da Rede PEA-Unesco em Pernambuco, Giovana de Melo, o estado é a maior rede de escolas públicas com 80 unidades de ensino associadas. “Essa certificação gera um empoderamento e possibilita um trabalho conjunto com as demais escolas da rede. Desde 2015 estamos trabalhando com a certificação para compor escolas à rede. E a Escola Ermírio de Moraes está de parabéns, pois ela mostrou que é uma unidade de ensino público sem muros, que oferece o protagonismo educacional juvenil, e uma relação direta com a comunidade”, explicou a coordenadora.