Novo reitor da UFPE assume cargo A cerimônia de transmissão foi nessa sexta-feira no Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste

Publicação: 19/10/2019 03:00

Com o desafio de gerir a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pelos próximos quatro anos, os professores Alfredo Macedo Gomes e Moacyr Cunha de Araújo Filho foram recebidos pela comunidade acadêmica da instituição na cerimônia de transmissão de cargo de reitor para Alfredo e de posse de Moacyr como vice-reitor da universidade na manhã desta sexta-feira (18), no auditório do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste. A posse do novo reitor aconteceu na quarta-feira (16), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A nomeação de Alfredo Gomes, publicada no Diário Oficial da União do dia 10 deste mês.

Professores, estudantes, servidores e autoridades estiveram presentes na cerimônia de transmissão de cargo para o novo reitor. A então vice-reitora da universidade, Florisbela Campos, que concorreu com Alfredo na consulta acadêmica deste ano, passou o cargo para ele. “A democracia venceu, e a UFPE sai fortalecida. Tenho certeza que eles continuarão fazendo uma universidade forte e relevante mesmo em um cenário de dificuldades”, afirmou Florisbela, que estava no exercício da Reitoria. “Seu sucesso será o da UFPE”, ressaltou, em mensagem lida na cerimônia, o ex-reitor da UFPE Anísio Brasileiro, que está na República Dominicana.

Criar uma política de formação contínua para professores; implantar programa especial para fomentar atividades de pesquisa e fortalecer as políticas de assistência e permanência estudantil estão entre as prioridades de Alfredo para a UFPE. “Estamos muito felizes e motivados para pensar a universidade e dialogar com a sociedade, unindo todas as forças que fazem a UFPE. Os desafios são relacionados a fortalecer sua infraestrutura e inovação. Trazer as relações professor-aluno para a mesa de debate, principalmente em relação à excelência”, ressaltou o novo reitor.

Na cerimônia, Alfredo Gomes empossou o professor Moacyr Cunha de Araújo Filho no cargo de vice-reitor. “A nossa principal necessidade é pensar o presente. Não existe futuro sem presente. A UFPE é uma universidade freireana (proposta pedagógica de Paulo Freire) e, antes de pensar em Future-se, queremos pensar em ‘Presente-se’”, disse o novo vice-reitor, em alusão ao Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação.