ACERTO DE CONTAS » REC 'n' Play e Jaqueira aceleram o Bairro

por Pierre Lucena
pierre.lucena@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/10/2019 03:00

Em menos de uma semana, o Recife Antigo viveu duas grandes experiências que mudaram a vivência do bairro com a cidade: o REC´n´Play e a inauguração da Livraria Jaqueira.

O Recife Antigo já representa um lugar relevante para milhares de pessoas que trabalham diariamente no Porto Digital e outras empresas instaladas no bairro, mas passou a ser um lugar afetivo para grande parcela da população que só frequentava o espaço no furdunço do Carnaval.


O REC´ ‘n’ Play mexeu com a vida de milhares de muita gente no Recife, ao mobilizar mais de 35 mil pessoas que se inscreveram nas diversas atividades, além de muitas outras que apenas vieram para viver a experiência nas ruas que compõem o Porto Digital. Foram mais de 550 atividades, entre seminários, hackatons, debates, shows, oficinas, palestras e muita discussão sobre tecnologia, cidades, empreendedorismo e economia criativa.

O festival, que fez agora sua terceira edição, entrou definitivamente no calendário da cidade, ao apostar no aumento do número de atividades e nacionalização de palestrantes e debatedores. Passaram pelo REC ‘n’ Play vários executivos e muita gente interessante, como Caco Barcellos, Gustavo Franco, Ana Prestes, Leandro Demori (The Intercept Brasil), Tania Cosentino (Presidente da Microsoft), Phillipp Scheimer (CEO da Mercedes Benz), Fernando Maffessoni (VP de Inovação da Ambev), Luciano Huck, Luis Nassif, Ebru Semizer (Diretora de MKT da Mercedes), Flavia Picolo (Accenture), Paulo Salles (presidente das Baterias Moura), Silvio Meira, Claudio Marinho, Caio Braz e por aí vai. Além destes, muita gente do ecossistema do Porto Digital também fez parte deste grande movimento digital. Neste processo de nacionalização do evento, foi fundamental o apoio da Rede Globo, parceira do festival. O Diario de Pernambuco também deu grande destaque ao evento, assim como vários outros veículos do Estado.

Além disso, tivemos um enorme Espaço Kids no Bairro, com a arena de drones do Santa Maria, o palco do SESC (com atrações diversas e muitas atividades muito interessantes), a CESAR School, o Softex e o espaço de inovação do InovaBra. E muitos eventos paralelos acontecendo, como o do Sinaenco, o GOV´nPlay, um festival de cervejas artesanais promovido pela AdDiper e o REContent (de economia criativa, organizado pela Proa Cultural). E ainda tivemos muitas atividades feitas pela Prefeitura, especialmente conteúdo e também o palco Frei Caneca, por onde passou o Mundo Bita no sábado, fazendo justiça a este produto, formado no Porto Digital. Vale ressaltar também o enorme espaço de empreendedorismo do Sebrae, que teve um excepcional conteúdo para quem deseja iniciar seu negócio.

O desafio agora será organizar o festival no próximo ano, até porque alguns avanços se fazem necessários. O primeiro deles será o desafio de acabar com as filas. Obviamente tivemos muito mais gente que esperávamos, já que a expectativa era de 20 mil inscritos. Apesar de ser um festival e todos terem a consciência de que não cabe todo mundo em todos os espaços, precisamos resolver este problema com tecnologia. O outro desejo é organizar um evento de negócios dentro do REC´n´Play, para que nossas empresas possam efetivamente fechar negócios, atraindo executivos de todo o país para conhecer o que é produzido no Porto Digital. Por fim, queremos mais experiências de tecnologia nas ruas.

Em resumo, o REC ‘n’ Play foi um grande sucesso e fica o agradecimento aos milhares de players que aqui estiveram e a todos os parceiros, sejam empresas ou pessoas que participaram das atividades.

Menos de uma semana depois tivemos a inauguração da Livraria Jaqueira no Paço Alfândega. Desde o fechamento da antiga livraria, a cidade ficou órfã de um espaço de encontros de quem discute e vivencia cultura.

E quem ainda não conheceu está perdendo. A Jaqueira ficou ainda melhor que a Cultura, sendo realmente um grande ponto de encontro que dará uma vivência ainda maior para o Porto Digital.

O Bairro do Recife é o exemplo de que um pouco de criatividade e incentivos corretos podem fazer com áreas centrais no Brasil. O projeto do Porto Digital, aliado a equipamentos culturais como a Livraria Jaqueira serão o alicerce do restauro do nosso Recife Antigo.