Recife na agenda da infância Ações do Programa Primeira Infância foram apresentadas a líderes de todo o mundo em evento da Unicef

Publicação: 19/10/2019 03:00

Na Alemanha, onde participa da Cúpula de Cidades Amigas das Crianças, o prefeito Geraldo Julio fez uma apresentação, durante a plenária de prefeitos, na qual detalhou as ações conduzidas no Recife para a Primeira Infância, que tem tornado a cidade referência na área e motivou o convite do Fundo das Nações Unidas para as Crianças (Unicef) para o evento. Semana do Bebê do Recife, Hospital da Mulher, Compaz, Mais Vida nos Morros, Mãe Coruja, Geração Afeto, Pertencer Espaço de Convivência, estiveram entre as ações destacadas pelo prefeito. Além da apresentação, o prefeito assinou, junto a outros 100 líderes municipais de 40 países, a Declaração de Colônia, com metas e compromissos para as crianças e jovens.

“Por acreditar que os cuidados devem começar antes mesmo do nascimento, criamos o programa Mãe Coruja com consultas e exames para a mãe durante a gravidez e o acompanhamento dos bebês nos primeiros anos de vida, já são 11 mil mães beneficiadas. Construímos um hospital só para atendimento integral à saúde das mulheres e seus bebês e já fizemos 15 mil partos humanizados nesse hospital desde 2016”, detalhou o prefeito. Outra experiência inovadora e de alto impacto foi a implantação de um equipamento voltado para a cultura de paz em comunidades pobres, o Compaz. Ele tem como âncora uma imensa biblioteca e oferece uma variada quantidade de serviços, educação, esportes e cultura para pessoas de todas as idades. O Compaz foi escolhido pela Oxfam como a melhor política pública de combate à desigualdade do Brasil.

“Um outro programa para as crianças é o Mais Vida nos Morros. Com a liderança das crianças, conseguimos engajar as pessoas do bairro e transformar espaços públicos degradados em praças, jardins e hortas. Locais que eram abandonados e favoráveis à criminalidade se transformam em áreas saudáveis ao convívio social e são as crianças que definem as transformações. Devido à intensa crise econômica e ao altíssimo desemprego no país, criamos um programa chamado Pertencer, que cria espaços de convivência nas comunidades pobres para acolhimento de crianças, evitando o trabalho infantil e que as crianças sejam levadas pelos pais e mães para o trabalho nas ruas. Além disso oferecemos curso de brinquedos para as mães e as contratamos como cuidadoras, gerando renda”, continuou o prefeito Geraldo Julio.

O prefeito destacou ainda a realização da Semana do Bebê do Recife, em parceria com o Unicef, que em cinco edições se tornou a maior do Brasil com 1200 ações e a participação de 18 mil pessoas. A instituição do Marco Legal da Primeira Infância e o processo de construção do Plano Municipal da Primeira Infância, com ampla participação das crianças e jovens e envolvendo o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica).

O destaque da apresentação do Recife foi reconhecido por Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil, presente no Evento. “Os programas do Recife para as crianças chamaram atenção de muitas cidades. O Recife, que é uma das participantes da Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef, teve uma participação destacada”, avaliou.

Durante a Plenária de Prefeitos realizada nesta sexta-feira (18), o prefeito Geraldo Julio assinou a Declaração de Colônia, documento que marca o ápice do evento realizado pelo Unicef, que está reunindo líderes, especialistas, crianças e jovens de todo o mundo na cidade alemã. O documento marca compromissos e diretrizes assumidos pelos prefeitos signatários para tornarem suas cidades melhores para as crianças.

A declaração assinada pelo Recife busca que as crianças das cidades atinjam seu potencial pleno, cumprindo cinco metas estabelecidas em conjunto com as crianças e jovens presentes na Cúpula, que entregaram aos líderes municipais um manifesto. As metas são “Todas as crianças e jovens serão valorizadas, respeitadas e tratadas com justiça nas suas comunidades e pelas autoridades locais”, “Todas as crianças e jovens terão suas vozes, necessidades e prioridades ouvidas e consideradas em leis, políticas públicas, orçamento e decisões que os afetem”, “Todas as crianças e jovens viverão uma vida segura, saudável e sustentável”, e, por fim, a quinta meta estabelece que “Todas as crianças e jovens terão a oportunidade de aproveitar vida familiar, brincadeiras e lazer”.

Para atingir essas metas, o Recife se compromete a demonstrar resultados concretos e sustentáveis para as crianças, avançar na participação social e inclusiva das crianças e eliminar a discriminação contra crianças e jovens em políticas e ações.