HABITAÇÃO » Revogada a desapropriação de Caranguejo Tabaiares

Publicação: 19/10/2019 03:00

A Prefeitura do Recife publicou no Diario Oficial do município da sexta-feira (18) a revogação do Decreto 32.680, que ordenava o despejo de 74 famílias da comunidade Caranguejo Tabaiares, localizada entre os bairros de Afogados e da Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife, área considerada Zona Especial de Interesse Social (Zeis). O documento de desocupação havia sido publicado no dia 24 de julho deste ano, há cerca de três meses, e justificava a necessidade de remoção para viabilizar um projeto de revitalização do Canal do Prado, que já é revestido, e a construção de duas pistas laterais ao curso d’água. A luta da comunidade agora é pela regularização fundiária da posse da terra.

A publicação no Diario Oficial não explica os motivos que levaram a Prefeitura do Recife à revogação. A comunidade, no entanto, acredita que foi a mobilização popular, que engajou não apenas os moradores da Zeis, como diversos atores e atrizes, políticos, professores universitários na causa de Caranguejo Tabaiares, através da campanha #revogaodecretoprefeito. No último dia 11, a comunidade chegou a lançar o vídeclipe “Sem destruição”, com o brega-protesto ao som do passinho. A produção foi realizada pela juventude da comunidade, junto aos jovens do curso de audiovisual Coque Vídeo, da comunidade vizinha.

“Caranguejo Tabaiares, que tem na pesca sua principal atividade econômica, foi classificada como Zeis em 1995 e desde esse ano que a Prefeitura do Recife tem o dever legal de regularizar a posse da terra das famílias que ali vivem. As obras no Canal do Prado são necessárias, mas para que o município faça uma intervenção na comunidade, precisa construir um habitacional na área e não remover as famílias de forma aleatória”, explica o advogado do Centro Popular de Direitos Humanos, Renan Castro, que assessora Caranguejo Tabaiares. Os moradores pleiteiam há anos a construção de um habitacional no terreno da antiga fábrica Fermentaço. “Essa é uma resposta da luta de toda a comunidade e também o começo de um trabalho com os movimentos de toda a cidade, para que entendam a importância de se mobilizar”, diz Sarah Marques, mobilizadora do Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste.