A missão de informar honrada diariamente Representantes de instituições militares, civis, religiosas, do terceiro setor e do empresariado destacam trajetória do Diario de Pernambuco, jornal mais antigo da América Latina, que completa 194 anos

Publicação: 08/11/2019 03:00

Depoimentos

“Com a bravura e protagonismo dos nordestinos, o Diario de Pernambuco cumpre, ao longo de quase duzentos anos, a missão de informar os cidadãos e de contribuir para o esclarecimento e reflexão dos fatos. Agradecemos a toda a equipe do Diario de Pernambuco pelo acolhimento das pautas que a Arquidiocese de Olinda e Recife sugere, demonstrando a crença comum na construção de um mundo mais fraterno. Que os 194 anos do jornal representem ânimo renovado para vencer os desafios e sabedoria para aprender e inovar.”
Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife

“Credibilidade e ética sempre foram sinônimos do Diario de Pernambuco, nestes 194 anos de existência. Parabenizo pela trajetória de sucesso, na certeza de que o jornal continuará sendo referência de veículo de comunicação no país.”
Anderson Ferreira, Prefeito do Jaboatão dos Guararapes

“Em tempos de desinformação e de notícias superficiais que nada acrescentam à sociedade, é reconfortante saber que o Diario de Pernambuco, em seus 194 anos, segue firme com o nobre propósito de informar com responsabilidade e retidão.”
Frederico Neves, presidente do TRE-PE, desembargador

“O Diario de Pernambuco registra há 194 anos a rotina e as histórias do povo pernambucano. O jornal mais antigo em circulação da América Latina teve sempre um papel fundamental na cobertura dos principais acontecimentos políticos, econômicos e sociais do estado e do país por quase dois séculos, sempre com um jornalismo sério, de credibilidade e pautado pelo interesse público. Parabéns a todos os profissionais de ontem e de hoje que sempre contribuíram para a trajetória desse importante veículo de imprensa.”
Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, Comandante do CINDACTA III

“Prezado Sr. Carlos Frederico Vital, Presidente do Diario de Pernambuco, o Comando Militar do Nordeste parabeniza essa valorosa Instituição pela passagem do seu 194º aniversário. Pátria! Brasil!.”
Cordialmente, Comando Militar do Nordeste.

“Quero parabenizar a todos os atuais profissionais do Diario de Pernambuco e aos que já passaram por essa importante instituição nesses 194 anos. Vocês fizeram e fazem história no jornalismo brasileiro. Seja diante de uma máquina de escrever, ou de um computador, vocês sempre prezaram pelo bom jornalismo, utilizando em demasia os principais ingredientes de uma notícia: equilíbrio e correção. Parabéns!”
Eduardo da Fonte, deputado federal.

“O Diario de Pernambuco é um patrimônio de todos os pernambucanos. Pelas suas páginas, a nossa história foi e continua a ser contada diariamente. São 194 anos de um trabalho impecável feito por jornalistas altamente capacitados e preocupados com a notícia. Ler o Diario todas as manhãs é ter a convicção de que sairei de casa bem informado e pronto para mais um dia de trabalho! É ter a certeza de que estou diante de um veículo imparcial, que preza pelo bom jornalismo, isento e de qualidade. Falar do Diario é falar de um jornal plural, vanguardista, atento ao que há de novo, sempre em busca do que de existe de melhor para oferecer ao seu leitor. Diante de tudo isso, poder abrir a boca e dizer que nosso estado possui o jornal mais antigo da América Latina infla o nosso já acentuado bairrismo. E dizer que ele continua com seu nível de excelência no mais alto padrão nos deixa extremamente orgulhosos! Viva o Diario de Pernambuco! São 194 contando a nossa história!”
Felipe Carreras, deputado federal

“O Diario de Pernambuco é sinônimo de tradição, cultura e história. Jornal mais antigo da América Latina, em seus 194 anos, tornou-se um patrimônio do povo pernambucano, por seu jornalismo sério, competente e imparcial. Leitura obrigatória para quem quer se manter bem informado. Parabéns a todos os profissionais que fazem parte deste respeitado veículo de comunicação. Vida Longa ao DP!”
Raul Henry, Deputado federal e presidente do MDB em Pernambuco

“Um jornal que tem em seu nome o nome da província rebelde, Pernambuco, desde o seu batismo está fadado a ser uma trincheira da liberdade. Em 194 anos de existência essa vocação congênita se afirmou num jornalismo sério, independente, comprometido, cidadão, que todos os dias abraça as nossas melhores causas. O maior patrimônio de Pernambuco é a sua tradição libertária e o Diario de Pernambuco é parte emblemática desse patrimônio. Que o Diario seja cada vez mais Pernambuco. Parabéns, vida longa!”
Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara dos Deputados

“O Diario de Pernambuco é um grande ativo de nossa pernambucanidade, com trajetória marcada por  tradição e modernidade. Que se perpetue em nosso convívio para sempre.”
Renato Cunha, presidente do Sindacucar-PE

“A Gestos parabeniza o Diario de Pernambuco pelos 194 anos. Este periódico tem se destacado pelas coberturas e excelentes profissionais em importantes acontecimentos da história, ajudando-nos a compreender o Brasil e o mundo. Vida longa ao jornal mais antigo em circulação na América Latina, especialmente num momento em que a existência de uma imprensa livre e independente é tão necessária para a manutenção das bases democráticas e para a construção de um país menos desigual e mais justo”
Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero.

“O Centro das Mulheres do Cabo (CMC) parabeniza o Diario de Pernambuco pelos 194 anos de serviços prestados como empresa de comunicação, que tem se dedicado a noticiar os fatos com pluralidade, garantindo o enfoque das diversas realidades sociais, entre elas: as pautas dos direitos das mulheres, crianças, adolescentes, juventudes e as questões ambientais fazendo jus às premiações conquistadas ao longo desses quase dois séculos de existência e resistência. Entre as produções jornalísticas, destacamos as matérias referentes à violência doméstica contra a mulher e os crimes de feminicídio, dando visibilidade tanto aos dados dessa problemática, quanto às ações de enfrentamento as violências de gênero. Nessa oportunidade, o CMC saúda toda a equipe do Diario de Pernambuco.”
Nivete Azevedo, coordenadora geral do Centro das Mulheres do Cabo

“Durante 194 anos, o Diario levou informação e prestação de serviços ao cidadão. Através de suas páginas, nos ajudou a entender melhor nossa cidade, nosso estado e o mundo. Poucas empresas podem comemorar tanto tempo de existência. Motivo de orgulho e admiração de todo pernambucano. Parabéns, Diario de Pernambuco.”
Iuri Leite, Diretor Regional e Comercial - Globo Recife

“Há 194 anos, o Diario de Pernambuco vem contando a história do nosso país e do mundo. Um veículo atento às mudanças, que se destaca por sua credibilidade. Parabéns.”
Margarida Cantarelli, presidente da Academia Pernambucana de Letras

“O Diario de Pernambuco foi, para mim, mais do que um motivo de viver, mas uma filosofia de vida, guiou-me, levou-me à frente,fez de mim um homem em busca do destino, da realização. Entrei na empresa em 1969 e permaneci até 1992, vivendo todas as emoções da juventude ao envelhecimento, dos sonhos juvenis aos cabelos brancos.”
Raimundo Carrero, escritor

“O Diario de Pernambuco representa uma das maiores tradições na  imprensa brasileira. São 194 anos de um jornal que acompanha e faz história a cada dia, com a informação para os cidadãos que necessitam  formar a sua opinião na política, na economia e nas crises sociais. Os melhores pensadores, em vários âmbitos do conhecimento, estão em suas páginas. É uma honra para todos nós um jornal com uma presença tão sólida na sociedade pernambucana.  Parabéns ao Diario de Pernambuco!”
Plinio Palhano, artista plástico

“Parabéns para aquele jornal que me ajudou e nos ajudou a entender melhor a nossa própria verdade! Salve! Salve! O Diario de Pernambuco por seus 194 anos!”
Maestro Spok, músico

“Diario és Pernambuco
És de glória e tradição
És antigo, sempre jovem
Devo muita gratidão
Mereces todos os prêmios
E aplausos da nação
Parabéns pelos 194 anos bem vividos.”
Nando Cordel, músico

“O Diario de Pernambuco, para mim, sobretudo na infância e adolescência, era um dos itens saborosos do café da manhã em casa. E também marcou a estreia do meu saudoso amigo querido, Geneton Moraes Neto, no jornalismo, no então Caderno Júnior. Geneton, talento precoce, tinha pouco mais de 10 anos. Sempre que vou ao Recife gosto de ter nas mãos esse jornal que é um marco do jornalismo impresso até hoje”.
George Moura, roterista

“Há quase dois séculos, o Diario de Pernambuco presta um importante serviço para a sociedade pernambucana, conectando as pessoas à informação através de um jornalismo livre, crítico, ágil e ancorado na verdade. O jornal, ao longo de todos esses anos, tem demonstrado a sua grande credibilidade e respeito junto aos leitores ao apresentar as notícias baseadas na verdade. O Shopping Recife parabeniza o Diario de Pernambuco pelos seus 194 anos de atividade jornalística responsável em todas as suas plataformas, que só contribui para o fortalecimento de nossa sociedade.”
Danielle Viana, superintendente do Shopping Recife.

“O Shopping Guararapes parabeniza o Diario de Pernambuco pela passagem dos seus 194 anos, registrando sua importância como veículo de comunicação e seu compromisso com a qualidade da informação que chega à casa dos brasileiros há quase dois séculos. Em suas características o pioneirismo há de ser destacado, nos orgulhando de termos aqui em Pernambuco o jornal mais antigo em circulação na América Latina. Parabéns a toda equipe pela seriedade e pelo compromisso de buscar sempre oferecer o melhor.”
Newton Souza, superintendente do Shopping Guararapes

“É um orgulho para a sociedade pernambucana ter um veículo de comunicação como o Diario de Pernambuco, rumo ao bicentenário. São 194 anos de história divulgando e mostrando para os leitores as principais notícias e análise dos fatos do Recife, Pernambuco, Brasil e mundo. O Shopping Tacaruna parabeniza um dos patrimônios do jornalismo brasileiro e tem grande satisfação em ter sido notícia no impresso e no on-line inúmeras vezes durante nossos 22 anos de funcionamento. Vida longa ao Diario de Pernambuco!”
Sandra Arruda, superintendente do Shopping Tacaruna

“O Plaza Shopping parabeniza toda a equipe do Diario de Pernambuco pelos 194 anos de produção de notícias e jornalismo de qualidade. Nossos votos são para que o jornal continue inovando, adaptando-se aos novos formatos e contribuindo para democratizar e levar informação para os seus leitores. Que sua trajetória de sucesso se perpetue”.
Zuleica Lira, superintendente do Plaza Shopping

“Estar comemorando 194 anos comprova a credibilidade e profissionalismo do Diario de Pernambuco, o mais antigo jornal em circulação da América Latina, título este que é motivo de muito orgulho para os brasileiros. Manter-se moderno e comprometido com a verdade dos fatos, principalmente diante da velocidade de propagação das notícias, são desafios que o Diario de Pernambuco consegue superar com maestria, prestando um serviço inestimável para a sociedade e a democracia”
Leandro Denardi, superintendente do Shopping Patteo Olinda.

“O Shopping Costa Dourada parabeniza o jornal mais antigo em circulação na América Latina pelos seus 194 anos. Que permaneça informando com credibilidade, como sempre fez, por muitos anos!”
Edesio Alves, superintendente do Shopping Costa Dourada  

“Apesar da distância que nos separa, a cidade de Petrolina e o Diario de Pernambuco têm uma história de muita proximidade. Essa afinidade está literalmente impressa em textos e imagens que exaltam a força de nosso povo, a importância de nossa cultura e a pujança de nossa economia, que foi capaz de colocar a região no mapa internacional da fruticultura. Economia essa também que tem como um de seus marcos o pioneirismo da fundação do River Shopping, o “Shopping do Vale”, 24 anos atrás. A população de Petrolina e o River Shopping se veem nas páginas do Diario de Pernambuco. É por isso que desejamos que essa história possa se estender por bem mais que 194 anos.”
Welton Carvalho, superintendente do River Shopping