LARGO DA PAZ » CTTU implanta Trânsito Calmo em Afogados

Publicação: 08/11/2019 03:00

A Prefeitura do Recife implementará mudanças no trânsito do Largo da Paz, em Afogados, hoje. A intervenção se baseia no conceito de Trânsito Calmo e tem como principal objetivo a redução de fatores de risco de acidentes de trânsito. O redesenho urbano criará novas ilhas e refúgios protegidos para os pedestres. As travessias serão encurtadas e as áreas de circulação e espera dos usuários que circulam a pé serão ampliadas. Os usuários com mobilidade reduzida estão entre os principais beneficiados, segundo a prefeitura.

Duas novas travessias serão criadas para facilitar a acessibilidade dos pedestres aos pontos de interesse no entorno, como o Mercado de Afogados, a Feira Nova, a Igreja da Paz, a policlínica, o comércio local, os pontos de ônibus e a estação de Metrô. Os novos refúgios e ilhas serão implantados em trechos da Estrada dos Remédios, Rua da Paz, Rua São Miguel, Rua Motocolombó, Rua Maria Pereira de Lucena e Rua Buenópolis, nas imediações da Praça da Paz.

A iniciativa fará uso do Urbanismo Tático, metodologia aplicada com a colaboração da população, que prevê a remodelagem do espaço urbano através da implantação de demarcações na via, em cores destacadas, limitadas por balizadores, de modo a ampliar os espaços dedicados aos pedestres. A segurança viária é o foco das intervenções.

“Essa é uma intervenção que dá protagonismo ao pedestre, que é o lado mais frágil no trânsito e, por isso, precisa ser protegido pelos demais modais. Os elementos das pinturas humanizam o espaço público e tudo isso contribui para um trânsito mais respeitoso e seguro”, disse a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Segundo a CTTU, o Largo da Paz foi escolhido para o projeto de redesenho urbano com humanização do espaço público devido ao alto fluxo de pedestres em toda a área. No principal cruzamento da intervenção, entre a Estrada dos Remédios e a Rua São Miguel, transitam, diariamente, mais de 15 mil pedestres.