Da escola privada para a rede pública Com a crescente migração de alunos de unidades particulares, sistema estadual abre 74,9 mil vagas exclusivas a esse público. Matrículas se iniciam hoje

Publicação: 20/11/2019 03:00

Começa hoje o cadastro de matrículas para o ano letivo de 2020 da rede pública estadual de Pernambuco. Ao todo são ofertadas 74.978 vagas nos níveis fundamental e médio exclusivamente pela internet para estudantes novatos, isto é, que vão migrar da rede privada para a estadual. Os alunos das escolas do estado e os das unidades municipais de ensino já têm lugar garantido. Também há vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As escolas técnicas estaduais não estão no sistema porque têm processos seletivos próprios.

Nos últimos anos, cresceu o interesse de estudantes de escolas particulares por unidades da rede pública. O sistema de cotas em processos seletivos para o ensino superior, a gratuidade no transporte público e a possibilidade de fazer um intercâmbio gratuito em outros países estão entre os principais argumentos de quem troca uma rede pela outra.

Questões financeiras também pesam na tomada da decisão, uma vez que as famílias brasileiras aumentaram os gastos com habitação, saúde e educação. As despesas dessas áreas somaram, em média, R$ 4.649,03 por mês no ano passado, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um levantamento divulgado em 2016, da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), mostrou que as escolas particulares perderam de 10% a 12% das matrículas em um ano. A federação identificou a saída de estudantes de escolas privadas especialmente nas famílias das classes C e D – parcela da população que teve ganho de poder aquisitivo antes da crise, mas sentiu com mais vigor os efeitos da desaceleração econômica. Por outro lado, nas escolas privadas que atendem predominantemente as classes A e B, foi constatado um aumento entre 3% e 4% nas matrículas.

Depois de realizarem o cadastro para a matrícula até 27 de dezembro, os novatos precisam efetivar a inscrição, se dirigindo à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários, de 2 a 16 de janeiro. Para a confirmação da matrícula, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição online, cópia da certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, uma foto 3x4 recente, comprovante de residência com CEP, Documento de Transferência, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH.

OFERTA

Das 74.978 vagas disponíveis para novatos, 10.313 estão no Recife, 18.224 nos demais municípios da Região Metropolitana e 46.441 no interior do estado. São 31.919 para o ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e 43.059 para o ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Do total, 8.655 são para as escolas em tempo integral, sendo 3.067 no Recife e Região Metropolitana e 5.588 no interior.

Para 2020, foram ofertadas cerca de 176 mil vagas para novos alunos do estado, sendo 101.410 preenchidas por estudantes oriundos das redes municipal, em processo realizado em agosto. Os estudantes já matriculados nas unidades de ensino da rede estadual têm as vagas confirmadas automaticamente.