SOLIDARIEDADE » LBV abre campanha natalina em Pernambuco

Publicação: 08/11/2019 03:00

Em homenagem aos 194 anos do Diario de Pernambuco, o coral de crianças da Legião da Boa Vontade (LBV) veio até a sede do jornal, no Recife Antigo, participar das comemorações. Além da apresentação musical, a entidade também aproveitou o momento para divulgar a campanha Natal Permanente, que tem como meta arrecadar 50 toneladas de alimentos e distribuí-los a 2.030 famílias do estado em 19 de dezembro.

As doações podem ser realizadas de duas formas: por telefone, nos números 0800-055-5099 e (81) 3413-8601; ou indo diretamente à sede do projeto, na Rua dos Coelhos, 200, perto do Cais José Mariano. “É a maior das três campanhas nacionais executadas pela LBV. No país inteiro, serão 40 mil famílias assistidas em 2019”, destaca a representante da instituição, Vânia Besse.

“A colaboração pode ser financeira, para ajudar a manter nosso projeto, ou de alimentos. Nesse último caso, se a pessoa não puder ir até a nossa sede, a LBV vai até ela buscar a doação. E contamos com apoio de todos os amigos de boa vontade para conseguirmos fazer a alegria de 2.030 famílias pernambucanas”, acrescenta Vânia.

As doações podem ser feitas até 19 de dezembro. De forma direta ou indireta (através de instituições parceiras), a LBV distribuirá os donativos a 500 famílias da Região Metropolitana do Recife e 1.530 de cidades do interior, como Arcoverde, Buíque, Pedra e Tupanatinga.

Presente no estado desde agosto de 1976, a LBV promove a inclusão e o empoderamento de crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, 220 meninos e meninas participam das atividades realizadas pela instituição - artísticas, culturais, esportivas e musicais. Parte da turma é atendida pela manhã e outra à tarde, para não chocar com o horário escolar.

Uma dessas crianças é a estudante Ana Richelly, de 10 anos. “É muito legal participar das oficinas. Eu sou da área de arte, cultura e dança. Mas também participo do coral”, conta. “Viemos cantar três músicas no aniversário do Diario: Mérito da Solidariedade, Prece de São Francisco e Semear a Paz”, acrescenta.

Quanto aos idosos, às terças, quartas e quintas-feiras, são realizadas ações de valorização dessa faixa etária, como aula de dança, futebol da terceira idade e oficina de fortalecimento de vínculos. Ao todo, essas ações contemplam 160 pessoas.

“É um trabalho de serviço, de assistência social, convivência e estabelecimento de vínculos. Fazemos com que meninos e meninas sejam protagonistas de sua história, vendo que é possível ter um amanhã melhor. Quanto à terceira idade, valorizamos a trajetória pessoal de cada um. Assim, alinhamos as atividades e promovemos uma troca geracional”, concluiu Vânia Besse.