Prefeitura tenta destravar obra de habitacional

Publicação: 20/11/2019 03:00

De acordo com Isabela de Roldão, secretária de Habitação do Recife, a construção do habitacional depende da liberação do terreno pelo governo federal. “Temos um projeto aprovado, que enfrenta um entrave na Superintendência da União. A gente tem assistido a isso de perto para tentar destravar o projeto. É sabido que o governo federal encerrou os recursos para construção do Minha Casa, Minha Vida. Então temos mais um dificultador para construir habitacionais pelo programa na faixa 1. Mas o principal problema é a legalização do terreno em nome da União e que precisa passar para a prefeitura.”

Além de moradia, serviços como limpeza urbana, rede de esgoto e posto de saúde são esperados pela comunidade. “As ruas estão cheias de esgoto porque não têm drenagem. O canal nunca mais foi limpo. Temos um dentista para atender uma comunidade de cinco mil moradores”, comenta Sarah Marques, do coletivo Tabaiares Resiste.

O prefeito reconheceu que ainda há muito a ser feito na localidade. “A comunidade ainda precisa de muita coisa. Já fizemos obras importantes, mas temos crianças começando formação desde cedo com a participação da própria família, o que se torna uma ação de prevenção (à violência). A crise e o desemprego estão muito grandes e as pessoas sem renda. Então o Chegando Junto (programa ao qual o Espaço de Convivência está vinculado) é assistência social e geração de renda”, defende.

Ainda pelo programa, a Prefeitura do Recife iniciou o Parceria na Sua Casa, também na Caranguejo Tabaiares. O projeto contempla 50 casas que precisam de pequenas reformas no custo de até R$ 5 mil. A secretaria de Habitação do Recife oferece material e assistência técnica e o morador fica responsável pela mão de obra.

Segundo Isabela de Roldão, foi feito um mapeamento das áreas vulneráveis da cidade, junto à Defesa Civil, para identificar as casas em condição de precariedade, avaliando a densidade habitacional, o número de imóveis chefiados por mulheres ou pessoas com deficiência, e a quantidade de idosos em cada imóvel. A comunidade foi escolhida em plenária no Fórum do Prezeis. A iniciativa é baseada no Programa de Melhoria Habitacional da Lei de Nº 18.189/2015 e atende às Comunidades de Interesse Social.