Verdades ainda inconvenientes Americana Karenna Gore, que participa de evento inter-religioso sobre o clima no Recife, fala sobre desafios globais do desenvolvimento sustentável

Sérgio Xavier
especial para o diario

Publicação: 08/11/2019 03:00

Reverter degradações ambientais em escalas planetárias, conter o aquecimento global e eliminar imensas desigualdades são desafios do século 21 que exigem o máximo de sabedoria humana na política, economia, cultura e espiritualidade. Quando falta imaginação e espírito elevado nos processos pragmáticos, a religiosidade pode ser fonte de inspiração para unir forças e abrir novos caminhos. Nesta sexta (8), no contexto da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, um encontro histórico vai unir líderes católicos, evangélicos, judeus, afro-brasileiros e indígenas, em evento inter-religioso, em defesa do meio ambiente na Sinagoga mais antiga das Américas - Kahal Zur Israel (14h) no Hub SinsPire (16h), no Recife Antigo.

O evento Fé no Clima reunirá o rabino Nilton Bonder; o padre Fábio Santos, coordenador de Ecumenismo da Igreja Católica; o pastor Paulo César Pereira, presidente da Aliança de Batistas do Brasil; Mãe Beth de Oxum, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Oxum Karê e Jaqueline Xukuru, da comunidade indígena Xukuru (Serra do Ororubá, em Pesqueira, no Agreste).

A programação, mediada pelo ambientalista Alfredo Sirkis, contará com a participação de Karenna Gore, diretora do Center for Earth Ethics, filha do ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que tem intenso ativismo ambiental internacional. Karenna trabalha com a mobilização ecumênica em defesa do equilíbrio climático e nesta entrevista exclusiva, sintetiza a importância de conectar dimensões materiais e imateriais na busca de soluções consistentes para os grandes problemas da humanidade.