EMPREENDEDORISMO SOCIAL » Balanço Social: retrospectiva do 1º quadrimestre

por Fábio Silva
fabio@novojeito.com

Publicação: 13/12/2019 03:00

Depois de virmos de um 2018 consolidador para o ecossistema de inovação social do Recife, 2019 começou com tudo, e eu vou relembrar neste espaço alguns dos fatos mais importantes da nossa caminhada neste ano. Começamos com nosso tradicional PS Day, no qual acolhemos todos os projetos incubados, no qual acolhemos projetos sociais recém-aprovados num momento de interação e que marcou o início da terceira turma de incubação.

Com a bola rolando de fato, já tivemos dois grandes acontecimentos: um muito bom, que trouxe muita experiência para mim e que eu pude compartilhar em seguida com toda a rede de projetos do ecossistema, e uma tragédia que vitimou 270 pessoas e deixou toda a região traumatizada. O primeiro foi uma imersão no Vale do Silício, onde eu me deparei com várias inovações tecnológicas e alguns problemas sociais na Califórnia. Já o segundo foi a maior missão da plataforma Transforma Brasil no primeiro quadrimestre, mesmo com toda a expansão que tivemos nesse período.

Fomos para Brumadinho com o objetivo de acolher a dor da população. Numa cidade pequena como aquela, uma tragédia gigante com aquela conseguiu impactar a todas as pessoas. Todo mundo tinha perdido alguém. Todo mundo era parente ou pelo menos tinha uma amizade muito próxima com várias pessoas que tinham morrido no rompimento da barragem. Com voluntários de vários lugares do Brasil, fomos lá para abraçar cada pessoa e levar alguma palavra de conforto.

Mais de cinco mil pessoas se cadastraram utilizando o site www.transformabrasil.com.br para encontrar uma forma de ser útil naquele momento tão traumático para todo o Brasil. Psicólogos, médicos, enfermeiros, veterinários e assistentes sociais foram os primeiros voluntários a serem requisitados para agir. Enviamos os grupos para postos de saúde, IML, quadras esportivas, igrejas, etc.

Também tivemos notícias boas, como o início de parcerias importantes com atores da iniciativa privada, como o Instituto Neoenergia, que patrocina a trilha de pré-incubação DroPS, e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que viabiliza o programa PS Comunidades, que leva conteúdo sobre eficiência energética e regulariza situação cadastral da população que mora em comunidades carentes da Região Metropolitana do Recife (RMR). Essa parceria marca também o início da trajetória do Porto Social na criação e execução de soluções corporativas, em que as empresas fazem parcerias para levar impacto social a quem precisa.

Ainda falando de boas notícias, a Imersão do Porto Social foi retomada em fevereiro com uma programação ainda mais impactante, levando os empreendedores sociais a planejarem soluções dentro de suas áreas de atuação. Nessa edição de fevereiro, fez parte da Imersão uma funcionária pública da Secretaria Estadual de Saúde, que ressignificou sua atuação dentro do serviço público e, quando retornou às atividades, contagiou toda a secretaria, plantando o início de uma parceria que veio no meio do ano para aproximar a atuação de profissionais da saúde pública da população que necessita do serviço, mostrando, através dos projetos da rede do Porto Social, como se causa tanto impacto positivo com tão pouco recurso. Mais tarde, em junho, essa parceria viria a ser sacramentada, mas isso eu explico nas próximas colunas.

Por fim, já terminando o primeiro quadrimestre, tivemos o lançamento do programa Fortaleza Solidária, que integra a plataforma Transforma Brasil e reúne hoje cerca de 225 organizações não-governamentais cadastradas. De abril até o fechamento desta coluna, o voluntariômetro já contabilizava 171.850 horas de trabalho voluntário na capital cearense. Outro caso é Brasília, com o Taguatinga Shopping, que criamos o TGS Solidário. Lá são cerca de 80 ONGs cadastradas, com mais de 11 mil horas de trabalho voluntário realizadas. Além de Fortaleza, outras cidades aderiram ao Transforma Brasil ao longo de 2019.

Nas próximas colunas, vou trazer os acontecimentos de maior destaque que ocorreram em 2019 do ecossistema de impacto social do Recife.