COP25 » Estado denuncia desastre do óleo

Publicação: 13/12/2019 03:00

No último dia da participação do governo de Pernambuco na Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças do clima (COP25), o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, reforçou o compromisso do estado com a agenda climática e apresentou os trabalhos e desafios enfrentados no enfrentamento ao derramamento de petróleo na costa. Em Pernambuco, as manchas chegaram a atingir 48 praias e oito rios, em 13 municípios. Mais de 1,6 mil toneladas de resíduo foram retiradas do litoral e em caminhada para um centro de tratamento.   

Bertotti - que representa o governador Paulo Câmara no evento - abordou o assunto durante o painel “CBMC: lições aprendidas e os próximos passos”, ocorrida no espaço Ifema. “Denunciamos o fato de governo federal ter demorado a agir no caso do derramamento de petróleo. Em Pernambuco, foi o governo do estado que agiu de maneira decisiva para fazer a contenção e a retirada do material que chegou ao nosso litoral, com o apoio e a mobilização da sociedade civil”, disse o gestor, lembrando que o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas (PNC) define a União como responsável por ações desse tipo.

O secretário ainda expôs a preocupação do estado com os pescadores, uma vez que a medida provisória editada pelo governo federal não contempla todos os afetados.