Crime brutal motivado por vingança Maquiador de 25 anos levou 59 facadas e foi decapitado em Moreno. Suspeita pelo homicídio afirma que ele havia denunciado um dos criminosos à polícia

DIOGO CAVALCANTE e ROSÁLIA VASCONCELOS
local@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/01/2020 03:00

O brutal assassinato do maquiador Henrique de Deus, de 25 anos, chocou os moradores de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. Ele foi esfaqueado 59 vezes e sua cabeça decepada e posta em um pedaço de madeira na comunidade Xingu, perto do Centro da cidade. O crime aconteceu por volta da 0h de ontem e, nas primeiras horas da manhã, a cena da cabeça exposta em via pública deixou os moradores da área em pânico.

De acordo com a Polícia Civil, quatro pessoas participaram do assassinato, sendo uma mulher e três homens. A suspeita foi presa na tarde de ontem e a polícia procurava ou outros criminosos até o fechamento desta edição. O motivo do crime, à primeira vista, seria vingança. Um dos suspeitos teria sido denunciado à polícia pelo maquiador, por causa de um roubo. Segundo o sargento José Francisco, da PM, a mulher detida disse que a vítima era informante da polícia. Ela acrescentou que o crime foi filmado.

Por volta das 22h30 da segunda-feira, de acordo com a polícia, Bárbara Myrelle Nunes Santos, 22, teria chamado Henrique para conversar e consumir crack. Foi a última vez que a família teve notícia dele vivo. Além das 59 facadas e da decapitação, a vítima teve um cachimbo de crack introduzido no ânus e um pedaço de tijolo posto dentro da boca.

Cena chocante

A Polícia Militar e a Polícia Civil foram até o local do crime, onde o Instituto de Criminalística fez uma perícia. A cabeça estava a 50 metros do corpo, segundo informações da Polícia Civil, e 100 metros, de acordo com a PM. Os restos mortais foram encaminhado ao IML, no Recife.

Poucas horas após o crime, agentes do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) do 25º Batalhão de Polícia Militar (PM) bateram à porta de Bárbara. O cabo Alex Cruz era um deles. “Ela disse que era frequente ligar para ele para se encontrar na praça. Eram bem próximos, se conheciam há muito tempo. Algumas vezes ele fazia o cabelo dela. Em um primeiro momento ela negou envolvimento, mas entrou em contradição e confessou tudo.”

A mulher foi detida e levada à Divisão de Homicídios Sul, em Cajueiro Seco, em Jaboatão. Em depoimento, disse que foi coagida por três traficantes locais a atrair Henrique para a morte.

“A família do maquiador desconfiava da participação da Bárbara por causa do telefonema. A PM foi até a casa desses três homens, que não foram encontrados. No entanto, a mãe de um deles entregou duas bermudas sujas de sangue que, provavelmente, são da vítima”, conta a delegada Socorro Veloso.

Responsável pela defesa da suspeita, o advogado Divaldo Gonçalves explica que ela é viciada em drogas. “O motivo propriamente dito do crime ela não me explicou, mas disse que era viciada e estava sendo ameaçada pelos três executores. Ela também diz não ter presenciado a execução. Foi ao local, deixou ele lá, ouviu gritos, e quando voltou, viu o corpo.” Bárbara será submetida a uma audiência de custódia hoje.
 
Saiba mais

  • 41,62 por 100 mil habitantes foi a taxa de homicídios em 2019 nas Áreas Integradas de Segurança 6 (que incluem Moreno e Jaboatão), a menor desde 2004
  • 4.173 homicídios ocorreram em Pernambuco em 2019, 16,9% a menos que em 2018
  • 66,68% dos homicídios de Pernambuco em 2019 tiveram relação com o tráfico de entorpecentes e outras atividades criminosas
  • 16,62% dos casos foram relacionados aos conflitos na comunidade
  • 3,98% se deveram a conflitos afetivos ou familiares, excetuando-se feminicídios
  • 3,87% das notificações são frutos de latrocínios
  • 3,43% foram casos considerados excludentes de ilicitude
  • 2,02% tiveram motivações diversas
  • 1,76% permaneceram com causas a definir
  • 1,64% foram feminicídios