CARNAVAL 2020 » Muita alegria do Marco Zero ao Poço Inspirado no universo circense, carnaval do Recife terá mescla de ritmos tradicionais e música pop, além de um novo polo e um dia dedicado às mulheres

Publicação: 23/01/2020 03:00

Com mais de 2,7 mil atrações, o carnaval do Recife será inspirado no universo circense. Elza Soares, Lenine, Lecy Brandão, Pitty, Zélia Duncan, Jorge Aragão, Falcão, Fundo de Quintal e Monobloco estarão entre as atrações. De 21 a dia 25 de fevereiro os shows acontecerão em 46 polos, um a mais que no ano passado. O Poço da Panela, na Zona Norte, se tornou foco da folia,  com palco no largo principal. Outra novidade será o sábado dedicado a artistas no Marco Zero.

Com o tema O encantamento da criança, do circo e da cultura Popular”, as cores do carnaval vão tomar as ruas do Recife a partir da próxima semana, quando será instalada uma decoração de elementos aéreos, banners, personagens, bandeiras circenses e iluminação. Além do frevo, ganharão espaço na programação ganharão espaço ritmos como brega, com a apresentação da Banda Musa e Gaby Amarantos; o pop, com Skank e Jota Quest; o samba, o maracatu, as rodas de coco e a ciranda.

“Vamos fazer o maior carnaval que a gente já teve. Se a cultura está ameaçada em todo o país, vamos resistir. Aqui não tem fascismo. Aqui tem amor. A cultura do Recife faz parte de toda nossa história e ainda mais do nosso futuro. No momento de maior visibilidade da cidade, vamos dar uma demonstração de que o papel fundamental é a cultura, feita pelas pessoas e artistas”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

“Nossa cultura é muito rica então temos mil artistas pernambucanos contratados. Já demos início às prévias com programação quase todos os dias até o início do carnaval”, afirma o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.

A abertura na sexta-feira (21 de fevereiro), será comandada pelo músico Antônio Carlos Nóbrega, que dividirá o palco com dançarinos, artistas circenses e grupos musicais de caboclinho, cavalo marinho e maracatu rural. A cenografia será toda eletrônica, com projeto de vídeo de Alexandre Amêndola. A elaboração do espetáculo levou dois meses e terá uma hora de duração.

Promovendo uma festa feminista, no dia 22 o polo principal receberá o Sábado das Mulheres. O show de abertura será do coletivo Dita Curva. Em seguida, Nena Queiroga sobe ao palco ao som da Orquestra Frevo Mulher acompanhada por convidadas especiais como Gabi da Pele Preta, Aurinha do Coco e Coral Edgar Moraes. Para encerrar a noite, Elza Soares. O palco principal também receberá o Domingo do Samba, a Segunda do Pop e a Terça-Feira Gorda.

Programação do Marco Zero*

Sexta-feira (21)

Abertura – 19h
Maestro Edson Rodrigues e Bloco das Flores
Espetáculo de abertura com Antônio Nóbrega
Maestro do Forró e Convidados
Banda Musa

Sábado (22) – 20h
Dita Curva
Nena Queiroga e Convidados
Elza Soares
Gaby Amarantos

Domingo (23) – 20h
Karynna Spinelli
Gerlane Lops e Samba dos Bambas
Mariene de Castro

Segunda-feira (24) – 20h
Almir Rouche
Skank
Pitty

Terça-feira (25) – 20h
Lenine
Alceu Valença
Elba Ramalho
Spok e Convidados
Orquestrão

* Cada show tem duração aproximada de 50 minutos

Atrações de alguns polos **

Praça do Arsenal

Zélia Duncan, Lecy Brandão, Banda de Pau e Corda, Lia de Itamaracá, Flayra Ferro e Quinteto Violado

Poço da Panela
Jorge Aragão, Silvério Pessoa e Benil

Várzea
Paralamas, Fim de Feira, Falcão, Nena Queiroga e Maestro Forró

Pátio de São Pedro
Gabi do Carmo, Devotos, Geraldo Azevedo, Café Preto, Zélia Duncan e Lia de Itamaracá

Alto José do Pinho
Lenine, Josildo Sá, Devotos, Isaar e Maestro Forró

Campo Grande
Gaby Amarantos, Fundo de Quintal, Monobloco e Los Cubanos

Lagoa do Araçá
Fafá de Belém, Mombojó, Geraldinho Lins e Café Preto

Casa Amarela
Jorge Aragão e Elba Ramalho

Cordeiro
Lecy Brandão, Alceu Valença, Mariene de Castro e Silvério Pessoa

Ibura

Banda Musa, Fundo de Quintal e Fafá de Belém

Brasília Teimosa
Nação Zumbi e Falcão

** Datas e horários ainda não foram divulgados

Números
  • 2,7 mil apresentações
  • 46 polos centralizados e descentralizados
  • 7 locais com atividades carnavalescas infantis: Paço Alfândega, parques Dona Lindu, Santana, Jaqueira e Macaxeira, Segundo Jardim de Boa Viagem e Praça do Arsenal
  • 923 blocos e troças foram licenciados pela prefeitura em 2019. Neste ano, as inscrições seguem até 31 de janeiro