CAPITANIA DOS PORTOS » Novo comandante vai priorizar a Operação Verão

Publicação: 22/01/2020 03:00

“Navegar é preciso”, escreveu o poeta Fernando Pessoa. Mas, ao contrário do que diz o complemento da frase que o português pegou emprestada do general romano Pompeu, viver também é preciso. Na alta estação, embarcações de todos os tipos ocupam as águas de Pernambuco, aumentando o risco de acidentes.

A Operação Verão, promovida pela Capitania dos Portos, elenca 15 recomendações para garantir a segurança. Ontem, durante sua posse à frente do órgão, o capitão de mar e guerra Mário Rebello garantiu prioridade à prevenção e à fiscalização. O novo comandante substitui o capitão de mar e guerra Maurício Bravo.

A campanha Mares Seguros e Limpos busca conscientizar e fiscalizar o tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração nos mares, rios e lagos. Como foi lançada em dezembro, visava principalmente o combate à poluição provocada pelo derrame de petróleo. Agora, a prioridade se volta para minimizar os riscos de acidentes com embarcações.

Em todo o país, a operação conta com mais de cinco mil militares e servidores civis que atuam nas capitanias, delegacias e agências da marinha. Durante a fiscalização, são observados documentos de embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação, além de habilitação dos condutores.

Assim como nas estradas, não é permitido usar bebida alcoólica e conduzir embarcação. Por isso, etilômetros serão utilizados para medir o uso de álcool por parte dos condutores. A ação conta, ainda, com monitoramento e controle de poluição hídrica nas áreas e nas embarcações fiscalizadas, visitas de conscientização em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores.

Também está em curso a Operação Travessia Segura, voltada a embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, cujo fluxo é intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários.

Saiba mais

15 recomendações para navegar seguro


1) Esteja atento e vigilante durante a navegação

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia

3) Porte habilitação e documentos obrigatórios

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação navegará

8) Veja a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças

9) Previna incêndios, com medidas como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores

10) Respeite o limite de pessoas a bordo

11) Informe plano de navegação e lista das pessoas a bordo ao seu iate clube

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar

13) Quando ancorado, não acione motores se tiver alguém por perto na água

14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo

15) Não polua mares, rios e lagoas