Sisu tem lentidão e falhas Assim como aconteceu com estudantes de outros estados, feras pernambucanos reclamaram de instabilidades no sistema

Publicação: 22/01/2020 03:00

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram ontem com reclamações de lentidão e falhas na plataforma, que é a principal forma de acesso ao ensino superior público com uso da nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar dos problemas no acesso, cerca de 474 mil estudantes conseguiram concluir o processo, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Como cada candidato pode optar por até dois cursos, o número de inscrições chegou a 826 mil até as 18h30 do primeiro dia do Sisu. O prazo para concorrer a uma vaga segue até as 23h59 deste domingo.

Até a noite de ontem, a equipe técnica do Ministério da Educação analisava as causas do problema na plataforma, não solucionado até o fechamento desta reportagem.

Estudantes de todo o país relataram erros no sistema. Segundo a assessoria de comunicação do MEC, a “instabilidade ocorre devido ao grande número de acessos”. No ano passado, o site passou por instabilidade no primeiro dia e justificativa também foi o grande volume de acessos espontâneos na rede.

Em Pernambuco, um participante do Enem 2019 que quer cursar cinema na UFPE disse que a lista de instituições com vagas no Sisu não carregava e, por isso, não pôde concluir o processo. “Quero fazer a inscrição no primeiro dia para ir acompanhando nas notas de corte, mas não consegui”, afirmou o candidato, que não quis se identificar.

Outro erro foi reportado por participantes do estado que conseguiram fazer a inscrição. Segundo eles, há uma falha na lista de documentos solicitados que aparece ao final do processo. “Fiz a inscrição para a Univasf (Federal do Vale do São Francisco), mas a lista de documentos para matrícula era da UFMG (Federal de Minas Gerais)”, disse uma estudante de Caruaru.

Pelas redes sociais, vários participantes informaram que não estavam conseguindo concluir a inscrição na tarde de ontem. “Eu desisto do Sisu. Vou lá e depois de muita luta consigo entrar. Quando vou selecionar minha primeira opção procurando o curso que eu quero, aparece que não tem no meu estado (Rio de Janeiro). Quando vou selecionar por estado, aparece, então clico no curso, e o site fecha”, relatou um candidato que busca uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. O resultado da chamada regular está mantido, de acordo com o site do Sisu, para a próxima segunda-feira. Entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos não classificados na chamada regular poderão participar da lista de espera. De 7 de fevereiro a 30 de abril, haverá a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

Redações

O Ministério da Educação informou ontem que o processo que pontua as redações do Enem é diferente da correção das questões objetivas. Por isso, de acordo com o ministério, as notas dos textos não serão prejudicadas pelas inconsistências na correção das provas objetivas. O MEC informa também que cinco mil avaliadores são responsáveis pela correção manual das redações. (Com Agência Brasil)

Números

  • 237.128 vagas são oferecidas pelo Sisu em 128 instituições de todo o país
  • 826 mil foi o número de inscrições até as 18h30 do primeiro dia do Sisu
  • 14.931 vagas são oferecidas em Pernambuco
    - 6.982 na UFPE
    - 4.340 na UFRPE
    - 1.740 na UPE
    - 800 na Univasf
    - 390 no IFPE
    - 679 no IF Sertão