ROUBO DE BOMBAS » Túnel passa a ser vigiado 24 horas

Publicação: 23/01/2020 03:00

O Túnel da Abolição, localizado no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, foi reaberto por volta das 21h30 de ontem e passou a contar com guarita e segurança 24 horas. Pela terceira vez em dois meses, vândalos tentaram roubar os equipamentos que fazem a sucção do lençol freático, provocando alagamento e interdição do acesso. A última tentativa de furto aconteceu na noite da terça-feira.

Nas primeiras horas da manhã de ontem, o túnel amanheceu alagado e foi fechado durante todo o dia, causando congestionamentos na região. Segundo a Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE), cerca de 500 mil litros de água foram sugados. Além do lençol freático, a maré alta contribuiu para a formação de um grande bolsão de água. A área já possui câmera de monitoramento, mas não impediu a ação dos vândalos, por isso foi necessário um reforço ostensivo na segurança, disse o estado.

O Grande Recife Consórcio, responsável pela manutenção do túnel, afirmou que houve tentativa de furto dos cabos que alimentam as bombas d’água. Um ato de vandalismo nos quadros de força do equipamento também comprometeu o sistema de esgotamento. Ainda na noite de terça, equipes estiveram no local para sugar o bolsão, que voltou a encher com a subida da maré.

“Foi essa associação com a maré que fez com que os trabalhos para solucionar o caso se estendessem durante todo o dia”, informou o Grande Recife. Três bombas do governo do estado e um caminhão da Emlurb foram utilizados para sugar e esgotar a água. Inicialmente, o consórcio havia informado que um defeito mecânico teria danificado as bombas.

“Eu desconheço que possa ter havido erro de projeto no túnel. Um viaduto poderia ter sido uma solução mais simples, mas iria esbarrar na legislação de patrimônio histórico, que não permite a construção de viadutos em frente a bens como o Museu da Abolição. E qualquer intervenção construtiva de perfuração se depara com o lençol freático. As trabalham continuamente de 40 em 40 minutos para fazer o esgotamento da água”, justificou o secretário-executivo da Seduh-PE, Anderson Ferreira.

Segundo ele, a porta onde ficam os equipamentos é soldada. “Para abrir o quadro, tem que quebrar. Desta vez, ao quebrarem o painel de acionamento, o dano se estendeu às bombas”, explicou. O secretário ressalta que todo o material utilizado no esgotamento de água é de alumínio e não tem qualquer valor de mercado.