Alegria e tradição da Mata ao Agreste

Thays Martins
thays.martins@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/02/2020 03:00

O carnaval de Pernambuco é marcado pela disposição e fervor da população como também sua originalidade e irreverência. Para além dos polos principais da folia na Região Metropolitana do Recife, o interior do estado é rico em cultura carnavalesca, a exemplo de Bezerros, no Agreste de Pernambuco,  a 107 km da capital. A terra dos papangus garante brincadeiras descomprometidas dos mascarados que fazem parte da identidade da cidade.  A expectativa da Prefeitura de Bezerros é de receber no domingo cerca de  200 mil turistas para conhecer os famosos papangus.

O professor Ronaldo J. Souto Maior, fundador do Instituto de Estudos Históricos, Arte e Folclore dos Bezerros, que pesquisou cerca de 50 anos a temática dos papangus, afirma em estudo que a origem dos papangus de Bezerros está datada em 1881, onde senhores de engenho da região realizaram uma brincadeira, onde saíam mascarados, mal vestidos e visitavam amigos para comer angu, comida popular no Agreste de Pernambuco. Esse hábito ficou marcado para as crianças locais como “Os mascarados de papa-angu”.

Uma referência para os amantes dos papangus é Roberval Lima. Artista plástico, diretor de cultura de Bezerros e folião nato, foi responsável pela criação das fantasias de papangus que desfilaram na escola de samba Império da Tijuca. .

Roberval, aos 57 anos, conta que o processo artístico envolve uma preparação em grupo para idealizar, bem como confeccionar roupas e as tradicionais máscaras. “Eu desenho as fantasias, reúno o grupo que sai caracterizado comigo e decidimos o tema das nossas roupas, máscaras e adereços”, disse.

Questionado pelo método utilizado para produzir as máscaras, o artista plástico afirma que ela é feita com a técnica original de Bezerros, utilizando papel colê, moldes de argila e papel reciclável, além da tinta para a base na cor branca, assim como outras cores e detalhes que vão de acordo com o tema da fantasia. Roberval contou que sempre participa do Concurso do Papangu, promovido pela Prefeitura de Bezerros. Concorremos na categoria Grupo e Estilizado, que tem mais brilhos e lantejoulas. Já ganhamos 29 prêmios”.

A Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Escola Técnica Maria José Vasconcelos - ETE Bezerros, disponibilizou a programação em QR code no material publicitário.