Misticismo em verde e branco Homem da Meia-Noite chega aos 88 anos como o mais aguardado evento do carnaval de Olinda, que brinda a folia com outras agremiações imperdíveis

Publicação: 22/02/2020 03:00

Irresistível. Místico. Misterioso. Aguardado. São vários os adjetivos usados para definir o Homem da Meia-Noite, ainda que muitos acreditem que não há palavras para explicar o desfile do calunga pelas ladeiras de Olinda. Assim como em todo carnaval, há 88 anos, quando o relógio anunciar a meia-noite entre o sábado e o domingo dos dias de Momo, a figura imponente de quase quatro metros de altura voltará a arrastar uma multidão hipnotizada. Estima-se que do momento em que deixar a sede até terminar o percurso, quase meio milhão de pessoas o acompanharão. Há quem diga que é o momento mais bonito de todo o carnaval Pernambucano. Diante de tanta concorrência, só há uma forma de se certificar disso: comparecendo à Estrada do Bonsucesso, número 132, à 0h.

Serão três quilômetros de desfile. Como parte da tradição, a roupa do calunga permanece um segredo. O que se sabe, contudo, é que ele homenageará a resistência dos povos. “No ano passado, exaltamos a resistência da voz do morro. Neste ano, a resistência vem em forma de preservar o nosso bem maior: a água. Ele virá poético, mostrando que a resistência é tão necessária para a nossa vida, que ela é fundamental para que possamos viver muitos e muitos anos”, afirmou o presidente do Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho. “Mais uma vez ele vem trazendo a sua mensagem, crítica, mas de esperança”, acrescentou.

Neste carnaval, o calunga já marcou presença na abertura da folia de Momo de Olinda. Foi ele o responsável pelo cortejo iniciado na sede da prefeitura com destino ao palco da Praça do Carmo, onde ocorreram os shows da abertura. A agenda, iniciada neste dia, segue para além do desfile oficial. O Homem da Meia-Noite também fará uma conexão Pernambuco-Bahia, viajando até Salvador para desfilar na segunda-feira de carnaval. A presença do calunga na folia baiana foi um convite para marcar a celebração dos 70 anos do trio elétrico de Armandinho. Como ocorre em Olinda, ele virá com uma roupa especial, que faz a ligação entre as duas cidades e será marcada pela religiosidade.

“Vamos nos unir com os irmãos da Bahia, duas grandes culturas do Brasil juntas para homenagear o trio elétrico. Iremos estar lá com a Orquestra 100% Mulher, expandindo a cultura pernambucana”, disse Luiz Adolpho. O desfile em Salvador acontece às 19h da segunda-feira, no circuito Barra/Ondina.

O Homem da Meia-Noite foi fundado em fevereiro de 1932, como uma dissidência da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense. Segundo a história, a escolha do horário para a saída do calunga tem a ver com isso, desbancar o então concorrente como abertura oficial da folia. Desde 2006, o Homem da Meia-Noite é patrimônio vivo de Pernambuco.