PE tem três suspeitas de coronavírus Autoridades monitoram pacientes, dois homens e uma mulher que estiveram na Itália. Eles estão isolados no Oswaldo Cruz e em um hospital particular

Publicação: 27/02/2020 03:00

Em um dia, o número de casos suspeitos de coronavírus, o Covid-19, triplicou em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou ontem à noite que agora são três casos investigados. Dois pacientes, uma mulher de 51 anos e um homem de 24 anos, estão em isolamento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro. O terceiro, um homem de 41 anos, está em um hospital particular no bairro do Derby, área central da cidade.

De acordo com a secretaria, as três pessoas com suspeita de coronavírus estiveram na Itália recentemente e nenhum dos casos têm correlação entre si. Os pacientes tiveram material coletado e enviado para análise laboratorial. Dois deles, dos pacientes internados no Huoc, estão sendo analisados no Instituto Evandro Chagas, no Pará. O resultado, confirmando ou descartando o coronavírus, deve sair até amanhã.

A orientação da secretaria é esperar os resultados dos exames, para seguir com o protocolo de monitoramento de pessoas que tiveram contato com os pacientes suspeitos de ter contraído a doença.

Uma das pacientes do Oswaldo Cruz deu entrada na tarde da terça-feira. A mulher de 51 anos e natural de Caruaru chegou ao Recife vinda de São Paulo em um voo da companhia aérea Azul, que partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, após conexão de voo que saiu da Itália. Ela passou férias no Norte do país europeu e, ao chegar à capital pernambucana, foi encaminhada ao Huoc com sintomas similares aos da doença provocada pelo coronavírus.

O homem de 24 anos que deu entrada no Oswaldo Cruz, ontem, é pernambucano, mas vive em Trento, no Norte da Itália. Ele chegou há 10 dias e teria vindo passar o carnaval e as férias no Recife. Os três casos apresentaram febre e dificuldades respiratórias. O terceiro caso é de um morador do Recife, que chegou de uma viagem à Europa há 12 dias. Ele esteve na Itália, França e Portugal.

EXPANSÃO
“Até a última sexta-feira, esses casos não se enquadravam na condição de casos suspeitos de acordo com o Ministério da Saúde. Como houve uma expansão geográfica das áreas com caso de transmissão ativa e o Brasil passou a ficar em alerta para pessoas vindas dessas regiões, eles passaram a ser suspeitos”, explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Segundo ele, já era esperado que houvesse um aumento na incidência de casos suspeitos. “Na noite de ontem (terça-feira), havia cinco casos suspeitos no Brasil. Durante a manhã desta quarta, esse número já tinha subido para 20”, lembrou. “Não houve mudança no critério clínico”, acrescentou o infectologista do Huoc Demétrius Montenegro.

Atualmente, 33 pessoas estão sendo contactadas pela Secretaria de Saúde do Recife. Elas estiveram no voo onde estava a passageira de 51 anos. Há outras pessoas do mesmo voo, de outros 10 municípios do estado, que também estão sendo orientadas quanto à higiene. “Não podemos nos precipitar e iniciar um monitoramento de mais de 130 pessoas de imediato. Precisamos esperar os resultados dos exames”, disse André Longo.

“O uso de máscaras pela população geral não se mostra eficiente. É muito mais importante a lavagem das mãos”
Jailson Correia, secretário de Saúde do Recife
 
Prevenção
  • Lavar as mãos ao menos por 20 segundos com água e sabão;
  • Usar antissépticos de mão à base de álcool;
  • Evitar lugares aglomerados;
  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes e animais.