Porto Digital faz creche no Bairro do Recife Prefeitura do Recife fará a gestão do espaço, que atenderá crianças de 1 a 3 anos de colaboradoras de empresas do parque tecnológico

Luciana Morosini
luciana.morosini@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 08/02/2020 03:00

O Recife Antigo ganha, na próxima quarta-feira, a Creche Municipal Porto Digital do Recife, que vai funcionar na Rua da Moeda, número 50. O empreendimento é uma parceria entre o Porto Digital, que doou o prédio onde vai funcionar o local, e a Prefeitura do Recife, que vai fazer a gestão da creche. A unidade, que é gratuita, tem como objetivo atender as colaboradoras das empresas que compõem o ecossistema do parque tecnológico, como também as mães da Comunidade do Pilar, que fica no entorno do bairro. No total são 80 vagas disponíveis para crianças entre um e três anos e as atividades já começam na próxima quarta-feira.

Segundo Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, a ideia inicial era fazer uma creche privada, mas o objetivo de atender as mães ligadas ao ecossistema e à comunidade mudaram o perfil do local. “Cedemos o prédio e vamos pagar as contas mensais, a Finep entrou com os recursos, cerca de R$ 8 milhões para fazer o restauro, e a prefeitura se comprometeu a fazer a gestão, com os professores. Então em vez de abrir uma creche privada, conseguimos fazê-la pública”, detalhou.

O presidente do Porto Digital também afirma que a creche chega para atender compromissos do parque tecnológico com o próprio ecossistema e com a comunidade do seu entorno. “A creche é importante porque resgata o compromisso que o Porto Digital precisa ter com a comunidade, que é pobre, e fortalece o vínculo com a educação e o poder público. Além disso, também fortalece a empregabilidade das mulheres na área de tecnologia. Muitas vezes eles acabam pedindo demissão depois da licença maternidade e a creche ajuda a fortalecer esse vínculo das mulheres na área de tecnologia”, acrescenta.

Para Maria Costa, diretora executiva de Gestão de Rede da Secretaria de Educação do Recife, a prefeitura e o Porto Digital vão se complementar em oferecer uma educação mais inclusiva. “O Recife é uma das cidades que está com um investimento grande na primeira infância. A nossa gestão com os professores vai contar com toda a expertise que já temos com creches e escolas. E, neste caso da creche, pais e alunos estão tendo a oportunidade de ter acesso a essa tecnologia que o Porto Digital tem embarcado. Os professores também. A maior parte das vagas vai para crianças da Comunidade do Pilar, que terão acesso a um ambiente pedagógico e tecnológico”, ressalta.