CRIMINALIDADE » Dois detidos por saque a mercadinho no Arruda

Publicação: 26/03/2020 03:00

A Delegacia de Polícia de Água Fria capturou, no início da tarde de ontem, dois suspeitos de participarem de um saque a um mercadinho no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife, na madrugada. Pelo menos dez indivíduos  cometeram o furto, no qual foram levados cerca de R$ 2 mil em mercadorias.

Os dois suspeitos detidos foram identificados por meio de imagens de vídeos da ação, sendo um deles dentro do estabelecimento e outro fora. Como um é menor de idade, será lavrado um boletim de ocorrência, enquanto o segundo, adulto, responderá pelos crimes de furto qualificado e corrupção de menor, e encaminhado para audiência de custódia. A expectativa da Delegacia de Água Fria é que novas prisões sejam realizadas nos próximos dias.

O estabelecimento fica no cruzamento da Rua Zeferino Agra com a Rua das Moças. Em vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver um painel sendo retirado de dentro do local, com produtos sendo arrancados.

De acordo com funcionários, comida e um computador foram furtados na ação. Vizinhos do estabelecimento reclamam da insegurança nos arredores. “Aqui fica um deserto de noite. Quando dá 17h, não fica mais ninguém na rua. A farmácia aqui perto está fechando mais cedo. A padaria anteontem foi arrombada também. É segurança que não tem”, disse um morador de 58 anos.

“Ontem, aqui na frente, passou apenas um carro da polícia às 10h. Polícia para passar aqui é a coisa mais difícil do mundo. Nem na própria casa da gente temos mais segurança”, acrescenta o morador, que também relata dificuldades no acesso a produtos e serviços. “Para comprar alguma coisa, a gente precisa quase sair do bairro. E se os que têm aqui fecham as portas, vai acontecer o quê? Vai ter saque. Já basta a calamidade que estamos enfrentando”, lamenta.

A PM foi acionada por volta das 22h da terça-feira. Ao chegar ao local, o dono do mercadinho relatou o saque, mas sem conseguir quantificar o prejuízo nem delimitar exatamente o que foi roubado. Equipes do 13º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento da região, realizaram diligências para localizar o grupo.

O delegado de Água Fria, Francisco Lucena, foi até o mercadinho para tentar conversar com o dono, sem sucesso. “As diligências continuam. É fundamental, nesse e em qualquer momento, que a população colabore com as polícias, prestando queixas e fornecendo informações sobre os crimes e suspeitos. Essa parceria é essencial para a efetividade da segurança pública”, destacaou a Polícia Civil, em comunicado.

Ação integrada

Denúncias também podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 181 e 0800-081-5001. “As forças de segurança estão atuando, de forma integrada, sob coordenação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, para prevenir e coibir qualquer tipo de ação criminosa em Pernambuco, incluindo os crimes patrimoniais, casos de arrombamentos, saques e roubos”, reforça a Polícia Civil.