Na Itália, profissionais são 10% dos pacientes atendidos

Publicação: 25/03/2020 03:00

O caso do médico Marcelo Nonato carrega um simbolismo para profissionais da área de saúde de Pernambuco. Sabem eles que, na Itália, 10% dos pacientes registrados são médicos, enfermeiros e motoristas de ambulâncias. Ângelo Borrelli, chefe da Proteção Civil do país, estimou ontem no jornal La Repubblica que a quantidade de infectados pode ser dez vezes maior.

“Todos os médicos estão muito assustados, não é particularmente no Brasil”, confidenciou Fernando Cabral, garantindo que medidas estão sendo reforçadas para ampliar o abastecimento de equipamentos de segurança. Outros médicos pernambucanos têm diagnóstico clínico de coronavírus; a maioria está em residência.

O intensivista Márcio Sanctos se preocupa particularmente com este primeiro momento da pandemia. Conforme informa, estudos recentes na Itália indicam que 40% dos profissionais de saúde tendem a se contaminar no primeiro mês. “Geralmente, quem está na ponta, quem atende o público sem seleção prévia, tem maior risco”, explica, falando daqueles que estão em emergências e UTIs.

“Só não se sabe se Pernambuco vai repetir estes número”, mas, para nós, não há como ser diferente. Precisamos estar lá”, completou ele, enquanto se deslocava de um plantão para outro. Sobre a onda de bons pensamentos para o nefrologista, o otimismo da médica Danielle Menezes resume a expectativa sobre a cura do colega de trabalho: “Logo ele sairá e estará aqui conosco”.

Afora o caso do nefrologista Marcelo Nonato, há pelo menos outro caso de internamento de médico em Pernambuco que se tem conhecimento: o de Tácio Salamé, experiente médico da área clínica do staff do HC. Ele foi encaminhado com falta de ar, queda de saturação de oxigênio, mas não houve confirmação de que o teste para coronavírus havia sido confirmado. Os médicos Tácio e Marcelo participam de um mesmo cursinho preparatório para médicos em residência.

Rio de Janeiro

No Brasil, tem sido notícia constante o grave estado de saúde do também nefrologista Edson Souza, de 65 anos, que foi relacionado como o 25º paciente confirmado do Rio de Janeiro. (Silvia Bessa)