Prefeitura do Recife elabora plano de assistência

Publicação: 25/03/2020 03:00

A Prefeitura do Recife (PCR) informou que embora ainda não tenham sido notificados casos confirmados ou suspeitos da Covid-19 na população em situação de rua da cidade, eles permanecem sendo acompanhados pelo município. Um plano de ação está sendo elaborado pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida ao novo Coronavírus. Dentre as ações iniciais previstas, até o momento, está a destinação de 20 vagas para isolamento domiciliar no Abrigo Emergencial do Recife para a população em situação de rua. “As vagas serão destinadas àqueles que forem encaminhados pelos serviços de saúde”, disse o município, em comunicado.

De acordo com a prefeitura, no Restaurante Popular Josué de Castro a comida passou a ser servida em quentinhas para evitar a aglomeração. Dessa forma, o usuário garante a refeição na mesma qualidade servida dentro do restaurante, só que com o cuidado de não manter um grande número de pessoas em contato. E no Abrigo Noturno Irmã Dulce, a principal medida tomada foi a organização das camas de forma que haja um espaçamento maior entre os usuários durante a noite, para manter o distanciamento físico necessário.

“Como os dormitórios contam com ar-condicionado, os usuários que tossirem ou espirrarem com mais frequência serão acolhidos em espaços mais arejados e com ventiladores. Caso sejam percebidos sintomas mais graves de um quadro viral, será realizado o devido encaminhamento para a unidade de saúde”, explica a nota. Ainda segundo a instituição, os equipamentos de assistência social contam com álcool em gel instalados nas paredes e a presença de profissionais capacitados sobre a Covid-19.

VACINAÇÃO
As pessoas em situação de rua também serão contempladas com a campanha de vacinação da Influenza A (H1N1). A ação será realizada pelo Programa Consultório na Rua com apoio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), e acontecerá nos dois Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop): o Centro Pop Glória, em Santo Amaro, e o Centro Pop Neuza Gomes, na Madalena, além do Abrigo Noturno Irmã Dulce, no bairro de São José. O atendimento também acontecerá de forma itinerante em todas as áreas da cidade.

A Prefeitura destaca, ainda, que a população vulnerável segue com assistência à saúde através do programa Consultório de Rua. Além dos atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde, a população em situação de rua também é atendida pela Secretaria Executiva de Assistência Social, realizando escutas, identificando violação de direitos e necessidades das pessoas, com o objetivo de promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais.

Serviço

Interessados em ajudar o projeto da Frente Brasil Popular, Armazém do Campo, ONG Bom Samaritano e Pastoral do Povo de Rua devem entrar em contato através do número (81) 99855-3121 ou depositar qualquer valor.

Banco do Brasil
Agência: 0697-1 Recife
Conta Corrente: 58892-X
CNPJ: 09.423.270/0001-80