Primeiro óbito no estado reforça a necessidade de isolamento Recifense de 85 anos é também 1º paciente com Covid-19 a morrer no Nordeste. Estado abriu edital para contratar 670 profissionais

Publicação: 26/03/2020 03:00

A primeira morte pelo novo coronavírus em Pernambuco foi confirmada ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Segundo o Ministério da Saúde, o óbito é o primeiro da região Nordeste. A vítima é um idoso de 85 anos que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência para a Covid-19 na rede estadual. O paciente, morador do bairro de Areias, Zona Oeste do Recife, tinha histórico de diabetes, hipertensão, além de cardiopatia isquêmica. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 18 e foi internado no dia seguinte. Para as autoridades de saúde do estado, o caso fatal reforça a necessidade de obediência às medidas de restrição, que incluem isolamento social.

Nas últimas 24 horas, Pernambuco também confirmou mais quatro casos da Covid-19, passando para 46 distribuídos por seis municípios, além de pacientes de outros estados (dois casos) e países (três). Os quatro novos foram registrados no Recife (2), em Olinda (1) e Petrolina (1). Agora, são 31 casos no Recife, três em Jaboatão, três em Olinda, dois em Petrolina, um em Belo Jardim e um em Caruaru. Dez pacientes estão hospitalizados, sendo oito em UTI. Outros 30 pacientes cumprem isolamento domiciliar.

O homem que morreu foi atendido na quinta-feira em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor torácica. O paciente recebeu assistência na UPA, onde foi entubado e, em seguida, transferido à UTI do Oswaldo Cruz, onde se iniciou o tratamento medicamentoso, com antibiótico e o antiviral oseltamivir (Tamiflu), indicado para tratar Influenza em pessoas com quadro de síndrome respiratória aguda grave.

Apesar do idoso apresentar melhora no quadro respiratório e infeccioso, pelo histórico de comorbidade, teve piora na função renal, sendo necessário iniciar, na terça, uma diálise, procedimento considerado de risco para pessoas acima dos 80 anos. Ontem de manhã, na sessão de diálise, ele sofreu parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação, ele morreu durante a manhã.

“O óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa e sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas, que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do governo do estado”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo. “Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção, ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, completou.

Familiares e pessoas que tiveram contato com o idoso estão sendo monitoradas. “A recomendação é de isolamento. Estamos os acompanhando por 14 dias. Até agora, ninguém apresentou sintomas”, disse o secretário municipal de Saúde do Recife, Jailson Correia. Na terça-feira, ele deixou claro que, apesar de a Covid-19 fazer mais vítimas entre os idosos, os jovens também correm risco.

CONTRATAÇÕES
O governo do estado abriu inscrições ontem para seleção de profissionais de saúde. O edital oferece 670 vagas para atuação no Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) e terá remuneração de até R$ 7.514,74. A seleção é simplificada e de caráter único. O recrutamento abrange a contratação de enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos intensivistas, clínicos, infectologistas e pediatras, além de técnicos em enfermagem e flebotomistas.

Boletim
  • 46 casos confirmados
  • 30 pessoas em isolamento familiar
  • 10 internados
  • 5 curados
  • 1 óbito
Casos por localidade
  • Recife 31
  • Jaboatão 3
  • Olinda 3
  • Caruaru 1
  • Belo Jardim 1
  • Petrolina 2
  • Outros estados 2
  • Outros países 3
Por faixa etária
0 a 9 anos     0 caso
10 a 19          2
20 a 29          4
30 a 39         10
40 a 49           7
50 a 59           8
60 a 69           9
70 a 79           4
80 ou mais      2