BORBOLETAS » A cidade ganhou mais cor

Publicação: 04/04/2020 03:00

O distanciamento social tem gerado muitos relatos sobre o aumento da quantidade de borboletas. Algumas pessoas chegaram a cogitar se o fenômeno estaria relacionado a uma possível redução da poluição. Biólogos lamentam, mas o crescimento nada tem a ver com a quarentena. Trata-se, na verdade, de uma situação sazonal, período de reprodução das borboletas, quando as chuvas de março, aliadas às altas temperaturas, tornam o momento ideal. A desaceleração da vida, porém, pode ter aguçado o olhar das pessoas para a natureza ao seu redor.

“A chegada de chuva com o calor acelera o metabolismo das borboletas, que chegam a colocar dezenas ou centenas de ovos de uma vez só nesta época. Além disso, neste período do ano há maior abundância de recurso alimentar, tanto para as lagartas, que se alimentam de folhas, quanto as borboletas, que se alimentam do néctar ou de frutas. Portanto, é normal e até esperado o aumento de borboletas no mês de março”, explicou o biólogo especialista em borboletas, Douglas Melo.

Embora existam em Pernambuco mais de 600 espécies, a maioria das que são vistas nesta época é da família Pieridae, em cores branca e amarela. Só na reserva de Dois Irmãos, no Recife, há mais de 280 espécies de berboletas. O ciclo de vida de algumas delas  não passa de três semanas, segundo o especialista.

“Não acredito que em um tão curto espaço de tempo pudesse ter uma resposta tão grande e tão rápida da natureza. Eu acho muito cedo para dizer se uma possível redução da poluição possa influenciar na presença e no aumento das borboletas. É preciso investigar”, pontuou o biólogo Marco Aurélio Oliveira, doutor em entomologia.