COMBATE » Comitê Científico define seis medidas

Publicação: 03/04/2020 03:00

O Consórcio Nordeste publicou ontem o primeiro boletim produzido pelo seu Comitê Científico, criado para dar recomendações de combate ao coronavírus com base em pesquisas científicas. O documento apresenta seis diretrizes iniciais. Entre elas está a troca de informações sobre soluções tecnológicas desenvolvidas nos estados, a integração das instituições de apoio à pesquisa que possam financiar e executar estudos interestaduais e a articulação entre secretarias de Saúde dos estados e municípios.

“É importante trocar informações sobre as soluções tecnológicas para promover sua integração de modo a implantar uma plataforma digital com informações atualizadas 24h sobre o cenário da doença no Nordeste, ficando disponível para a consulta pública”, diz o boletim.

As outras medidas indicam a manutenção do isolamento social, visando interromper a cadeia de contágio, além da implantação de postos de saúde em aeroportos e terminais de ônibus para testagem e orientação aos viajantes, e a promoção de ações visando o apoio material e financeiros às famílias mais necessitadas.

“Dentre as atividades que devem ser proibidas estão ensino presencial nas escolas e universidades, eventos esportivos, vendas presenciais no comércio não essencial, atividades religiosas em igrejas e templos e atividades com aglomerações em praias, praça e parques.”