Mulher de 37 anos morre da Covid-19 Primeira morte entre a população não idosa em Pernambuco mostra que ninguém está garantido contra a doença e reforça importância do isolamento social

Publicação: 03/04/2020 03:00

A nona morte pela Covid-19 notificada vitimou uma mulher de 37 anos, com relato de problemas cardíacos, que morava no Recife. Ela estava internada em um hospital privado da capital pernambucana e foi vítima da primeira fatalidade registrada no estado entre a população não idosa. Os casos de coronavírus em Pernambuco ultrapassaram a marca de uma centena de confirmações ontem. De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, 11 novas ocorrências foram registradas, elevando o total a 106.

O estado também anunciou novas medidas para o enfrentamento do coronavírus, incluindo a distribuição de equipamentos de proteção individual para unidades da atenção primária nos municípios pernambucanos. Os produtos chegaram num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na quarta-feira. Outra medida foi suspender a entrada de pessoas no arquipélago de Fernando de Noronha a partir do domingo para evitar a proliferação do vírus.

A morte da recifense de 37 anos levou as autoridades de saúde a ressaltarem a importância de os mais jovens também reforçarem as medidas de prevenção ao novo coronavírus. “Esta foi a primeira morte que registramos de uma pessoa com menos de 60 anos. Estamos entrando na fase de maior crescimento da epidemia, por isso, não relaxem. No interior, em algumas cidades, há relaxamento de algumas populações. Isso é perigoso. Todos os indicadores mostram que a Covid-19 vai se alastrar pelo interior. É importante manter as práticas de etiqueta respiratória e higiene, além de buscar o autoisolamento e proteger os mais vulneráveis”, afirmou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Também ontem, a Prefeitura de Bezerros anunciou que uma adolescente de 17 anos, moradora da cidade, morreu, na noite da quarta, com sintomas de síndrome respiratória aguda grave (Srag). Um exame detectará se ela contraiu ou não o novo coronavírus.

A mulher que morreu em decorrência da Covid-19 no Recife foi atendida na emergência de uma unidade privada de saúde em 25 de março. Foi medicada após relatar dor no corpo e na garganta, e recebeu alta. No dia seguinte, relatou desconforto respiratório intenso e dores no corpo, além de apresentar cianose - coloração azul-arroxeada nas extremidades. Foi socorrida na mesma emergência e entubada, mas não resistiu. Familiares e contatos da paciente estão sendo monitorados e foram orientados a permanecer isolados.

“Ninguém está completamente livre de desenvolver uma forma grave e morrer. Estatísticas apontam risco mais alto para maiores de 60 anos, mas ninguém está livre. Isso é um alerta aos mais jovens. Todos devem continuar atentos à necessidade das medidas de restrição social”, ressaltou o secretário de Saúde do Recife, o médico Jailson Correia.

ESPERANÇA
Três novas curas foram anunciadas ontem pelo estado. São de dois homens, 47 e 34 anos, ambos moradores de Jaboatão dos Guararapes, e uma mulher de 39 anos, moradora do Recife. O número de pessoas recuperadas da Covid-19 em Pernambuco chegou a 17.

“Completando 14 dias, quando o paciente não tem complicações e não apresenta os sintomas, consideramos cura clínica. Caso o paciente precise ir para a UTI e tenha complicações, mesmo completando 14 dias, só será considerado recuperado quando todas as complicações forem resolvidas. Assim, esse tempo pode demorar mais. É preciso estar totalmente livre de alguma possibilidade de desfecho mais dramático”, explicou o chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Demetrius Montenegro.

Covid-19 em Pernambuco

MORTES

  • 9 fatalidades registradas no estado
  • 7 homens idosos
  • 1 mulher idosa
  • 1 mulher abaixo dos 60 anos
CASOS
  • 106 casos confirmados
  • 11 novos caso confirmados no mais recente boletim
  • 9 mulheres na faixa etária entre 33 e 71 anos
  • 2 homens entre 31 e 61 anos
  • 10 moram no Recife
  • 1 em Jaboatão dos Guararapes
  • 12 municípios pernambucanos têm casos confirmados
RMR
Recife
Jaboatão dos Guararapes
Olinda
Camaragibe
São Lourenço da Mata


ZONA DA MATA
Palmares
Aliança
Goiana

AGRESTE
Belo Jardim
Caruaru

SERTÃO
Petrolina
Ipubi

2 casos foram registrados em Fernando de Noronha, além de pacientes em outros estados e países

CURADOS
  • 3 novas curas foram anunciadas ontem
  • 2 homens, com idades entre 47 e 34 anos, ambos moradores de Jaboatão dos Guararapes
  • 1 mulher de 39 anos, moradora do Recife
  • 17 pessoas já foram clinicamente curadas no estado