Noronha fechada contra pandemia

Publicação: 03/04/2020 03:00

A partir deste domingo (5) e por um período inicial de 15 dias, o governo de Pernambuco vai suspender a entrada de pessoas no arquipélago de Fernando de Noronha, incluindo turistas e moradores, sejam eles permanentes ou temporários. A medida foi solicitada nesta semana pelo Conselho Distrital da ilha, e o decreto formalizando a medida com as restrições deverá ser publicado no fim de semana.

A saída de moradores e trabalhadores continua autorizada, sendo efetuada por meio de voos semanais mantidos para manter o abastecimento e o deslocamento de pessoal. O administrador-geral de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, disse que a medida atinge toda a população do arquipélago. Apenas servidores públicos federais e estaduais e outras categorias cujo trabalho seja considerado essencial e com autorização expressa terão acesso à ilha nesse período. Segundo ele, o prazo poderá ser prorrogado, dependendo de avaliações posteriores.

A decisão foi tomada após solicitação do Conselho Distrital da ilha. Segundo o texto aprovado pelo plenário, “tal solicitação prende-se ao fato de que existem moradores chegando a Noronha numa semana e retornando na outra, sem obedecer ao intervalo da quarentena. Solicitamos ainda que a entrada fique restrita às pessoas para serviços essenciais devidamente autorizadas pelas autoridades competentes”.

Desde o último dia 21, as operações de pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto do Distrito Estadual de Fernando de Noronha estão suspensas por conta das restrições impostas para evitar a propagação da epidemia de coronavírus. As exceções são voos para socorro médico e situações excepcionais definidas pela autoridade sanitária competente.

No último dia 27, foi confirmada a primeira ocorrência da Covid-19 no arquipélago Fernando de Noronha. Trata-se de um homem de 48 anos, funcionário de uma empresa terceirizada, que permanece em isolamento domiciliar. Para evitar a propagação do vírus, todos os contactantes do homem foram monitorados e colocados em quarentena, em quartos isolados e diferentes, além de serem testados. Apenas um deles testou positivo para a doença e permanece em isolamento. Fernando de Noronha tem, portanto, dois casos confirmados do novo coronavírus.