Praias e parques vão fechar durante 3 dias Governo do estado também fixou fechamento do comércio até 17 de abril e das escolas até 30 de abril

Publicação: 04/04/2020 03:00

As praias e os parques de Pernambuco ficarão fechados de hoje até segunda-feira. A medida faz parte de um novo decreto, assinado na sexta-feira pelo governador Paulo Câmara, que também mantém a suspensão do comércio, serviços públicos e demais atividades consideradas não essenciais até 17 de abril. A intenção é tentar controlar o avanço do coronavírus no estado.

O decreto 48.881 também determina que as escolas públicas e privadas continuem fechadas até 30 de abril e que as instituições financeiras, como bancos e lotéricas, apresentem medidas para preservar a saúde dos clientes que se aglomeram em filas. O governo do estado pode aumentar esses prazos e definir novas medidas restritivas, a depender de como a pandemia avançar em Pernambuco nos próximos dias.

“Desde o início do combate à Covid-19, nós temos dito que não se pode minimizar a força desta doença. O quadro de tragédia, em tantos países, mais do que um alerta e um lamento, devem nos ensinar como agir. A ameaça a todos se vê no número de mortes, que agora não para de crescer também no Brasil e em Pernambuco”, disse o governador Paulo Câmara, em pronunciamento na internet.

“Trabalhamos todos os dias para garantir mais leitos, equipamentos, cuidados médicos. Enviamos recursos e material para os municípios. Mas nenhum governo, mesmo com o apoio de outros poderes, iniciativa privada, colaboradores, ninguém conseguirá barrar essa escalada do coronavírus se não contarmos com o apoio e a atitude de todos”, prosseguiu o governador.

“Observamos um movimento preocupante nas ruas e os dois efeitos não tardam. Registramos um número recorde de casos no estado, e isso nos leva a novas medidas hoje. É questão de responsabilidade e compromisso com a vida. Ampliamos as restrições e, mais uma vez, apelamos à população que fique em casa. O momento é crítico. Não podemos permitir que a propagação do vírus acelere. Para voltarmos a uma vida normal, primeiro temos que garantir a vida. Os serviços essenciais estão assegurados, juntos vamos vencer essa guerra. Faça a sua parte: fique em casa”, ressaltou o governador.

“É extremamente importante que nos próximos 15 dias as pessoas mantenham o isolamento social. Registramos um aumento significativo do número de contaminações pela Covid-19 e a tendência é que esses números continuem crescendo. Só vamos conseguir reduzir essa escalada com a conscientização de todos de que é preciso ficar em casa”, acrescentou Paulo Câmara.

Abril é considerado um mês crucial no combate à pandemia, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco e o Ministério da Saúde. “Tudo o que fizermos neste fim de semana e nos próximos dias vai ser determinante para o momento do pico do número de doentes e de mortes que deve ocorrer na segunda quinzena de abril”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

No último fim de semana, houve grande presença do público na beira-mar de Boa Voagem e também no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, apesar dos insistentes apelos do poder público para que se evitassem as aglomerações. Na Jaqueira, na tarde do último sábado, era possível ver famílias inteiras se confraternizando, incluindo idosos.

Para reforçar o cumprimeto do novo decreto, a Prefeitura  do Recife determinou também o fechamento das 543 vagas de estacionamento localizadas no calçadão de Boa Viagem. Os quiosques e o comércio ambulante na área já estão suspensos. A Guarda Civil Municipal, a Diretoria Executiva de Controle Urbano e a Polícia Militar vão fiscalizar o cumprimento das restrições, de acordo com a administração do município.

Além das praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, ficam fechados na capital os parques 13 de Maio, Jaqueira, Santana, Arnaldo Assunção, Robert Kennedy, Apipucos, Caiara, Arraial do Forte Novo do Bom Jesus, Dona Lindu, Macaxeira e o Sítio Trindade.

Liberações

O governo do estado publicou também uma nova lista de serviços essenciais que podem funcionar durante todo o período de quarentena. Os serviços de advocacia, manutenção predial e restaurantes para caminhoneiros – desde que não haja aglomerações – são as novidades do decreto número 48.882, assinado na sexta-feira pelo governador do estado. Supermercados, casas de ração, farmácias, lavanderias e postos de gasolina, que já apareciam em textos anteriores, continuam sendo consideradas atividades fundamentais durante o enfrentamento da emergência de saúde pública.