A vitória de Manoel (Re)Nascimento Diabético e hipertenso, aposentado de 76 anos é o milésimo curado da Covid-19 nos hospitais de campanha do Recife. Secretário vê redução de internações

Publicação: 27/05/2020 03:00

Manoel Leandro do Nascimento, de 76 anos, foi o milésimo paciente a vencer o novo coronavírus e receber alta nos hospitais municipais de campanha do Recife. O idoso estava internado no Hospital Provisório Recife 2, nos Coelhos, no Centro do Recife, desde o dia 1º de maio. Ele passou 25 dias internado, sendo 15 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, Manoel estava com o pulmão esquerdo comprometido e já tinha um quadro de hipertensão e diabetes.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, os hospitais provisórios têm atualmente 355 pessoas internadas, sendo 92 em UTI. “Há uma indicação de diminuição no número de internações nos últimos dias. Ainda são números preliminares. Não dá para a gente dizer que é uma tendência permanente. Portanto, estamos avaliando o tempo inteiro esses dados. É importante registrar que estamos há nove dias liderando o ranking nacional de isolamento social. Nós já ultrapassamos mais de quatro mil pacientes recuperados na cidade”, comentou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

A filha do paciente, Vanderli Leandro, comemorou a cura. “Ele estava muito mal, foi para a UTI após complicações pulmonares, mas conseguiu vencer. Estávamos tendo informações diárias dele através da assistente social e dos médicos que estavam cuidando dele. Graças a Deus ele recebeu alta e estamos indo juntos para casa”, conta.

A marca dos mil pacientes que receberam alta após vencer a Covid-19 nos leitos criados para a pandemia de Covid-19 na cidade foi registrada ontem. “Quero registrar minha gratidão a todos os envolvidos, aos profissionais de saúde e aos demais que trabalham nos sete hospitais de campanha da prefeitura e em toda rede municipal de saúde. Esses hospitais, até poucas semanas atrás, eram estacionamentos ou galpões que estavam sem uso e agora estão salvando vidas”, comentou o prefeito Geraldo Julio.

Segundo o diretor-geral dos Hospitais Provisórios do Recife, Leonardo Gomes, as medidas de prevenção foram tomadas de forma precoce no Recife, o que vem facilitando no tratamento dos pacientes. “É com muita satisfação que a gente chega ao milésimo paciente salvo. O prefeito Geraldo Julio iniciou o programa em janeiro deste ano, então as medidas foram tomadas muito precocemente para que a gente pudesse atingir esse número o mais rápido possível. O cuidado não parou. Foram mil pessoas salvas, mas a gente precisa manter o distanciamento social. Essa é uma doença invisível, que pode pegar muitas pessoas ao mesmo tempo. Por isso, precisamos da colaboração para que todos fiquem em casa”, disse.

Batalha diária

A diretora médica do HPR2, Danielle Batista, também alerta para que a população permaneça em isolamento social. “Tem sido uma batalha a cada dia contra essa doença e suas sequelas, tanto psicológicas quanto orgânicas. E cada alta que damos é uma conquista e um passo a mais para vencer essa doença. Então, fiquem em casa porque não está sendo fácil. Ainda tem muita gente adoecendo e vemos o sofrimento de perto. Então é muito importante que cada um cuide de si para que a gente possa cuidar de todos”, ressalta.

A rede municipal de saúde conta com 727 leitos abertos, sendo 125 de UTI, exclusivos para atender aos pacientes da Covid-19. O serviço envolve 3,6 mil profissionais. Desde a decretação da pandemia, o município adquiriu 10 mil equipamentos médico-hospitalares e três milhões de Equipamentos de Proteção Individual.

Números

  • 3,6 mil profissionais estão atuando nas unidades

  • 355 pacientes estão internados nos hospitais municipais atualmente

  • 92 estão hospitalizados em UTI

  • 727 leitos foram abertos pela prefeitura

  • 125 leitos são de UTI, exclusivos para atender aos pacientes da Covid-19