BOA VIAGEM » Campeão em Covid-19, bairro aposta no distanciamento

DIOGO CAVALCANTE
diogo.cavalcante@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 26/05/2020 03:00

Desde que começou a pandemia do novo coronavírus em Pernambuco, Boa Viagem, na Zona Sul, é o bairro da capital que mais concentra casos - tanto de infecções quanto de mortes. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde da capital (Sesau), divulgado no fim da noite do domingo, a área acumula 528 casos graves e 50 mortes. O segundo bairro com mais registros de casos - a Várzea, na Zona Oeste - tem 220 casos graves e 29 mortes.

O Diario circulou por algumas partes do bairro na manhã de ontem, dia em que se iniciou a segunda semana da quarentena no Recife e outros cinco municípios da Região Metropolitana. Na maior parte das ruas a circulação de carros e pessoas era baixa. Mas há diferenças consideráveis, de acordo com a parte visitada - reflexo do tamanho de Boa Viagem, que é o bairro mais populoso da cidade, com cerca de 100 mil habitantes.

Na Avenida Boa Viagem e no Parque Dona Lindu, o movimento era praticamente zero na manhã chuvosa. Alguns até insistiam em furar o isolamento social, de forma solitária, andando de bicicleta ou correndo a pé, utilizando máscaras. No calçadão, agentes da Polícia Militar (PM) observavam e orientavam o público a voltar para casa e não entrar na praia, que está com acesso fechado desde 4 de abril, por força de decreto estadual.

“O pessoal até dá um jeito de tentar furar o bloqueio, indo pedalar em outro lugar, mas nem é aquele movimento de antes”, afirma o encanador Marco Antônio Tenório, de 57 anos. Morador do bairro, ele acredita que a quarentena está dando resultados. “Acho que se o governo não tivesse feito isso, essa praia iria estar toda lotada e mais gente teria morrido”, opina.

No Mercado de Boa Viagem, a movimentação era moderada. Na porta, uma funcionária coloca álcool 70% na mão de quem entra. O acesso só é permitido com o uso de máscara - sem ela, entrada barrada. Só vai quem realmente precisa, como o empresário Edmundo Soares, 60: “Quando se precisa sair, não tem jeito. O isolamento social está sendo respeitado na medida do possível, revelou o emprésário.”

Movimento mais intenso foi visto na Avenida Armindo Moura, perto da Vila Militar. Na Pracinha de Boa Viagem, se vê uma grande quantidade de pessoas em situação de rua aglomeradas - ainda mais vulneráveis nessa época de pandemia. Já na comunidade de Entra Apulso, lojas de comércio não essencial - como as de produto para cabelo e de acessórios para celular - estavam abertas. “Ainda há muitas pessoas nas ruas”, alertou o tenente-coronel Alano José César de Araújo, comandante do 16º Batalhão da PM

“Os dois primeiros casos confirmados foram justamente em Boa Viagem. A partir do momento que se consolida a transmissão comunitária do vírus, diversos fatores interferem para esse aumento de casos”, revelou a diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Joanna Freire.

Ranking

Bairros com maior número de casos graves


Boa Viagem                   528
Várzea                          220
Iputinga                        199
Cohab                          181
Ibura e Casa Amarela    173 cada