Capital deve antecipar os feriados Dias de São João, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição poderão mudar de data para aumentar nível de isolamento

Publicação: 26/05/2020 03:00

A Câmara Municipal do Recife aprovou por unanimidade, na manhã de ontem, um requerimento que visa antecipar os feriados municipais de2020 diante da pandemia do coronavírus. De autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB), um dos principais objetivos da antecipação é aumentar os índices de isolamento social na capital pernambucana para combater a propagação da doença. O pedido foi encaminhado ao prefeito Geraldo Julio (PSB), que deve tomar uma decisão sobre o pedido.

Deverão ser antecipados os dias de São João (24 de junho, quarta-feira), Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife (16 de julho, quinta-feira) e Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro, terça-feira), mas ainda não há definição sobre quais datas serão transformados em feriados.

De acordo com o parlamentar, caso o requerimento seja aprovado pelo executivo, a antecipação dos feriados municipais irá reduzir ainda mais a circulação das pessoas nas ruas, assim, reduzindo a propagação do vírus. "Qualquer iniciativa para o enfrentamento do coronavírus é muito importante. Não é uma ação isolada que irá trazer resultados positivos e, sim, uma soma de esforços nesse sentido. Diante disso, dei entrada a esse requerimento e peço o apoio dos nobres vereadores da Casa para que seja aprovado", explicou.

Na manhã de ontem, Geraldo Julio anunciou durante coletiva virtual que analisa a possibilidade de antecipar feriados na capital com o intuito de aumentar o isolamento social. De acordo com o gestor, medidas neste sentido só serão tomadas após o término da quarentena, quando, segundo ele, dados referentes ao isolamento serão analisados. “A antecipação do feriado está sendo analisada. Queremos tomar todas as atitudes para salvar mais vidas através do isolamento social. Continuamos com analise rígida desses 15 dias”, informou o prefeito.

A expectativa é que nesta semana a Câmara do Recife também vote e segunda discussão o projeto de emenda à Lei Orgânica nº 85/2020, que pretende cancelar o recesso parlamentar de julho deste ano. Caso seja aprovada, a nova emenda vai fazer com que a Casa funcione em regime extraordinário no período referente a este ano. O projeto de emenda foi proposto pela Comissão Executiva da Câmara, do qual Hélio Guabiraba também faz parte.

As prefeituras de São Paulo e São Luís (MA) já anteciparam feriados para aumentar o isolamento social. Em Pernambuco, Garanhuns tomou a mesma decisão. Após os cancelamentos das festas de São João em várias cidades do Nordeste devido à pandemia, o prefeito Izaías Régis sancionou, na sexta-feira, uma lei que altera a data dos feriados civis de Corpus Christi (11 de junho), Santo Antônio (13 de junho) e São João (24 de junho). O projeto de lei foi encaminhado pelo chefe do Executivo para votação da Câmara Municipal de Vereadores, e foi aprovado pelo Legislativo.